Lojistas de shopping venderão produtos com isenção de impostos

A ação faz parte do “Dia da Liberdade de Impostos” que é um ato de protesto contra a alta carga tributária.
29/05/2017 11h07 - Atualizado em 29/05/2017 17h12

Foto: Reprodução


Comerciantes de Manaus vão vender produtos sem cobrar pelos impostos no dia 1º de junho, quinta-feira. A ação faz parte do “Dia da Liberdade de Impostos” que é um ato de protesto contra a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços.

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem Manaus), é responsável pela organização da campanha, explicou que os impostos sobre os produtos vendidos na ação vão ser recolhidos normalmente. O que os lojistas fazem é fornecer um desconto com a mesma taxa de tributos cobrada sobre a venda da mercadoria.

A ação será realizada no Amazonas, estarão participando do evento, lojistas de vários segmentos, entre eles, calçados, vestuário, eletroeletrônicos e restaurantes. Este ano, a ação será realizada simultaneamente na capital de 12 estados brasileiros. São eles: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o superintendente do Amazonas Shopping, Eduardo Zucareli, é alta a carga tributária do país, em todos os segmentos. “Esta ação é muito importante, para que a população se conscientize sobre a quantidade de imposto que é pago por cada produto”, ressaltou.

O coordenador da CDL Jovem Manaus, Erick Bandeira, explica que a quantidade de impostos pagos equivale ao trabalho dos brasileiros, contando do dia 1º de janeiro a 1º de junho. “São 151 dias do ano trabalhados apenas para pagar impostos”, destacou.

Ele afirma que metade do valor de alguns produtos, algumas vezes até mais do que isso, é referente somente aos impostos cobrados. Um videogame, por exemplo, tem 72% de imposto embutido no seu preço. A cerveja tem 55%, sapatos 58%, celular 33% e picolé 38,6%.

A CDL Jovem Manaus, que antes realizava a campanha somente em postos de combustíveis, passou a inovar desde 2016, levando-a ao shopping e virando case nacional. Em 2017, diversas outras capitais brasileiras também promoverão a campanha em centros de compras.

Conheça as lojas participantes até o momento:

1. Adji
2. Aleatory
3. Alemã
4. Amazon Print
5. Amoo Bijoux
6. Camarão & Cia
7. Capodarte
8. Chifon
9. Clube Melissa
10. Concorde
11. Crocs
12. D’ Santini
13. Di Donna
14. Dona de Si
15. Dulce Joias
16. Dulima
17. Dumond
18. Fiorentina
19. First Class
20. Foto Nascimento
21. Fun Festas
22. Granada
23. Havaiana
24. Hering Kids
25. Hering Store
26. Kassara Nail
27. Lacoste
28. Loja Rommanel
29. Lupo
30. Mr. Cat
31. Ortosena
32. Pezinho Joy
33. Segunda Pele Lingerie
34. Sketch
35. Sonho dos Pés
36. Sucuri Pesca
37. Tapiocaria Amazônica
38. Turma Da Moda
39. Via Uno
40. Yogumania


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso