Posto de atendimento prioritário para taxistas deve entrar em funcionamento em 15 dias no Detran

Com a novidade, estarão à disposição da categoria, em um só lugar e com prioridade no atendimento, os serviços de licenciamento anual, primeira licença, troca de categoria, alteração de característica, transferência de propriedade e permuta de veículos.
17/05/2017 16h09 - Atualizado em 17/05/2017 19h34

Foto: Divulgação


O governador do Amazonas, David Almeida, anunciou, nesta quarta-feira, 17 de maio, a criação do serviço de Pronto Atendimento ao Taxista (PAT), que reunirá em um só espaço todos os serviços de regularização, tanto para os veículos quanto para os profissionais da categoria. A unidade será inaugurada na área de treinamento de motoristas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no Santa Etelvina, zona norte de Manaus e deverá entrar em funcionamento em 15 dias.

Com a novidade, estarão à disposição da categoria os serviços de licenciamento anual, primeira licença, troca de categoria, alteração de característica, transferência de propriedade e permuta de veículos. Desse modo, os taxistas terão, em um só lugar e com prioridade no atendimento, todos os procedimentos que eles devem realizar junto ao Detran-AM, além de acesso aos serviços de órgãos como o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Associação dos Taxistas, além da manutenção e aferição dos taxímetros.

“Essa é uma medida inovadora que o Governo do Amazonas cria para ofertar serviços melhores e mais eficientes para a população”, afirmou o governador, que fez o anúncio logo após lançar o Plano Emergencial para a Saúde do Estado, que pretende zerar as listas de espera do setor no Estado.

Avanço
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a medida é um avanço para o Amazonas e uma vitória para a categoria. “Esse é um sonho de quase 30 anos dos taxistas, que hoje levam até 15 dias para realizar o desembaraço dos veículos. O objetivo é evitar que percam tempo nas ações de regularização de seus veículos. Agora, com o PAT, isso poderá ser revolvido em apenas uma hora”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas de Manaus (Sintax-AM), Luiz Augusto, falou dos benefícios, inclusive econômicos, com a novidade. “Essa é uma vitória para todos os taxistas e mostra o bom senso do governador David Almeida. O PAT significa menos tempo gasto para o trabalhador cumprir suas obrigações legais e mais tempo para ele exercer o trabalho de conduzir passageiros”, afirmou.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso