Estudantes de escola da rede estadual participam de exposição ambiental no TCE

Os alunos participaram de palestras e dinâmicas que ensinam de forma lúdica o correto descarte de lixos e resíduos sólidos e as consequências da poluição para o meio ambiente.
07/06/2017 14h51 - Atualizado em 7/06/2017 14h51
Foto: divulgação

Pelo menos 120 alunos do ensino fundamental 1 Escola Estadual de Tempo Integral Santa Terezinha visitaram, nesta quarta-feira (7), a exposição ambiental que está montada no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) desde a última segunda-feira. Com coordenação da Escola de Contas Públicas (ECP), a atividade faz parte do Seminário de Meio Ambiente no TCE, realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho).

Na exposição, os alunos das turmas do 1º e 4º Ano participaram de palestras e dinâmicas que ensinam de forma lúdica o correto descarte de lixos e resíduos sólidos e as consequências da poluição para o meio ambiente; os benefícios da reciclagem e a coleta seletiva do lixo; além de exposição de produtos provenientes de materiais reciclados, realizado pela Associação de Catadores Nova Recicla e exposição ambiental sobre as plantas e insetos da Amazônia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Para a pedagoga Clíssia Silva, a parceria entre o TCE e a escola, que é vizinha da Corte de Contas, resulta em diversos benefícios. “Nessa semana, a escola também está focada no ensino sobre a preservação ambiental e o apoio mútuo entre a escola e o TCE é muito bem-vindo, para facilitar o aprendizado da sustentabilidade pelas crianças”, comentou.

No ensejo das atividades, a diretora da ECP, Virna Pereira, destacou a importância da conscientização das crianças sobre a preservação ambiental. “O aprendizado aqui adquirido é levado pelas crianças e transmitido também em casa para os seus familiares, e para a comunidade, por meio dos amigos. Daí a importância da integração que o Tribunal de Contas realiza com a comunidade. Nós, enquanto órgãos públicos, precisamos regularmente agir para conscientizar a população”, disse.

Ao final das atividades, as crianças participaram de brincadeiras e sorteios de mudas de plantas ornamentais e frutíferas. A entrega de mudas é fruto de uma parceria entre o TCE-AM, por meio da ECP, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e representa o apoio do TCE ao programa Arboriza Manaus, da Prefeitura de Manaus, o qual contribui com o meio ambiente.

Parceria
Além da exposição ambiental, o Tribunal de Contas do Amazonas já realizou em 2017 outras atividades em parceria com a escola estadual Santa Teresinha, com destaque para o tratamento dentário realizado em fevereiro deste ano, que beneficiou 30 alunos do 5ª ano da escola. O atendimento fez parte do trabalho social desenvolvido pelo TCE, que tem ido à escola, constantemente, realizar trabalhos de conscientização sobre o cuidado com a higiene bucal.

As ações sociais contam com o total apoio do conselheiro-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, que é um entusiasta da interação e integração da Corte de Contas com a comunidade, e da vice-presidente Yara Lins do Santos.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505