Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária, diz Febraban

A medida será implantada a partir do dia 10 de julho de forma escalonada.
05/07/2017 15h22 - Atualizado em 6/07/2017 12h05
Foto: Reprodução

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou a implantação da nova plataforma de cobrança dos boletos bancários que possibilita o pagamento em qualquer agência bancária depois da data de vencimento. A medida, que estava prevista para valer a partir de março, foi prorrogada para que o sistema fosse integrado com a participação de todos os bancos.

A medida será implantada a partir do dia 10 de julho de forma escalonada e começará com boletos de valor igual ou acima de R$ 50. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo o cronograma divulgado pela Febraban.

A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela federação em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve reduzir as inconsistências de dados, evitar o pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Atualmente, os boletos bancários de determinado banco só podem ser pagos em qualquer agência até a data de vencimento. Após essa data, somente podem ser pagos em agências do banco emissor. Isso acontece por causa das característica do sistema de compensação.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505