Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz conta com novo serviço de remoção de pacientes

São duas ambulâncias, entre elas, uma UTI Móvel, que contam com enfermeiros, médicos e socorristas
10/08/2017 10h29 - Atualizado em 10/08/2017 10h39
Foto: divulgação

Os pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, contam com um novo serviço de remoção e transporte 24 horas por dia. Das duas ambulâncias, a partir de agora, umas delas é UTI – unidade de terapia intensiva – com um enfermeiro e médico. A ambulância UTI é destinada no atendimento de pacientes em estado grave e que precisam de um maior suporte. O Delphina Aziz é uma unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) e o serviço próprio de remoção está disponível desde o primeiro ano de funcionamento, em 2014.

Este ano, mais de 2 mil pacientes foram levados até outras unidades por meio das ambulâncias disponíveis no HPS Delphina Aziz. O serviço de remoção é utilizado em duas ocasiões: quando o usuário necessita de atendimento especializado como por exemplo, serviço de UTI hospitalar, por isso, é transferido, ou quando ele precisa realizar um procedimento cirúrgico e, em seguida, é trazido de volta para o Delphina Aziz. Contabilizando o percurso percorrido, os veículos rodaram mais de 59 mil quilômetros em 2017.

O serviço próprio de remoção tem como foco a prestação de um atendimento de qualidade aos usuários do serviço público de saúde. Ao contar com ambulâncias como parte da estrutura da unidade, os veículos que seriam empregadas na remoção dos usuários do Delphina Aziz ficam à disposição de pacientes de outras unidades, assim, possuir um serviço de remoção próprio colabora com toda rede de saúde.

A ambulância de suporte básico conta com um motorista socorrista e um técnico de enfermagem, ambos especializados e capacitados em remoção de pacientes. O veículo conta com vários equipamentos e materiais como kit para sutura, cardioversor (procedimento eletivo utilizado para reverter arritmias), aspirador, imobilizador, oxigênio e ressuscitador.

Já o veículo de suporte avançado – UTI móvel – conta com motorista socorrista, enfermeiro e médico. Assim como a equipe de suporte básico, toda equipe de suporte avançado é especializada e capacitada em remoção de pacientes. Monitor multiparametrico (aparelho que apresenta parâmetros como: pressão arterial, oximetria, eletrocardiograma, respiração, temperatura e saturação de oxigênio), respirador mecânico portátil, bomba de infusão, ressuscitador manual e mecânico, além de maleta de parto compõem a UTI móvel.

A unidade
O Delphina Aziz é uma unidade que em julho realizou mais de 13,5 mil atendimentos nos prontos-socorros adulto e infantil, nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e pediatria. Ainda em julho, realizou mais de 11,6 mil exames de alta complexidade por meio do Centro de Diagnóstico que atende toda a rede pública de saúde com agendamento exclusivo pelo Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg).


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505