Eron Bezerra pode assumir vaga de Marcos Rotta na Câmara dos deputados

Se houver algum impedimento legal para Gedeão Amorim assumir o lugar de Sabino que estava substituindo Rotta, Eron Bezerra (PCdoB), é o “deputado” da vez.
18/09/2017 15h23 - Atualizado em 19/09/2017 10h25
Foto: AM POST

Em primeiro de janeiro deste ano, o primeiro suplemente da Coligação Renovação e Esperança, Sabino Castelo Branco, ocupou a vaga de Marcos Rotta (PMDB-AM), que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir a vice-prefeitura de Manaus.

No mês passado, Sabino sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve que se afastar do mandato. Ele tem 120 dias de prazo até que a Câmara convoque o segundo suplente, o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Gedeão Amorim (PMDB). Se houver algum impedimento legal, o terceiro suplemente, o ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB), é o “deputado” da vez.

O vereador e segundo suplente na vaga de Marcos Rotta, Gedeão Amorim, afirmou que na incapacidade temporária do primeiro suplemente ele garante assumir até sua melhora, entretanto, se Sabino não puder mais voltar a Câmara ele teria que optar entre ser vereador e ou deputado e a segunda opção lhe parece bem desfavorável. Caso Amorim queira voltar para Manaus, Eron Bezerra assumirá o posto em Brasília.

“Na hora que for chamado certamente assumo. Eu espero que o Sabino se recupere. Ele tem 120 dias, inicialmente, para usufruir da sua licença. Se nesse período, ele renovar a licença, aí que vou assumir. Pretendo tirar uma licença da Câmara Municipal para assumir essa vaga. Se o Sabino apresentar uma certa incapacidade temporária, ele permanece de licença e eu assumo e resguardo meu mandato de vereador. Se ele não puder mais assumir, eu teria que optar. Nesse sentido, é um cenário complicado. Um deputado federal de primeira vez, chega a Brasília e teria um único ano, ano esse político. E num cenário que não é muito favorável porque eu sou do partido do presidente Temer, que teve um desgaste imenso. Nessa hipótese, de ter que abdicar do mandato de vereador aqui, eu teria que fazer algumas considerações”, explicou Gedeão.

Redação AM POST


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso