Josué Neto requer ações para desenvolver setor primário de Parintins

Entre eles cooperação técnica que possibilite a regularização e expedição do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento essencial para regularização ambiental dos produtores rurais.
19/09/2017 09h48 - Atualizado em 19/09/2017 16h46
Foto: Divulgação

O deputado Josué Neto (PSD) encaminhou sete requerimentos ao Governo do Estado em que solicita ações e investimentos para o setor primário de Parintins. Entre eles cooperação técnica que possibilite a regularização e expedição do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento essencial para regularização ambiental dos produtores rurais.

Pelo Novo Código Florestal o CAR é obrigatório na comprovação e regulamentação de atividades rurais. Por isso, de acordo com o deputado é importante que os pequenos produtores rurais, principalmente da região de Caburi e Mocambo, tenham a emissão do CAR facilitada.

O parlamentar também encaminhou requerimentos solicitando estudo de viabilidade para realização de um convênio com o Governo do Estado que permita que a Cessão de equipamentos e maquinário agrícolas, como retroescavadeira e caçamba, para auxiliar nas ações de produção e desenvolvimento do setor rural de Parintins.

Outro requerimento solicita a Cessão de um espaço para instalação de uma Unidade de Produção de Alevinos (UPA). De acordo com Josué Neto, a medida atende pedido dos moradores de Parintins. A Unidade ficaria localizada na Comunidade Açaí da Gleba de Vila Amazônia para alavancar a produção de peixes do município e assim suprir a demanda de Parintins e de outras cidades próximas.

“São iniciativas que podem transformar o município de Parintins. A cidade hoje é conhecida pelo Festival, mas tem potencial para torna-se referência em produção rural sustentável, assim como outros municípios do nosso Estado também tem potencial para isso. Nossa população precisa de uma alternativa econômica e acredito que a produção rural é um bom caminho”, afirmou.

Entre os demais requerimentos estão: pedido de realização de convênio para implantação de Centro de Treinamento na Comunidade do Açaí para capacitação dos produtores rurais da região e a liberação de tendas para organização e realização da Feira do Pescado de Parintins.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505