Programação da Semana da Pátria em Manaus é divulgada

As apresentações cívicas contarão com a presença de 10 mil alunos e a tropa militar nos dias 1º, 5 e 7 de setembro.
01/09/2017 09h55 - Atualizado em 1/09/2017 16h11
Foto: Divulgação

A Secretária de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) divulgou nesta quinta-feira (31) a programação das atividades da Semana da Pátria e do Amazonas 2017. Na edição deste ano, a temática “Amazonas de Bravos”, vem trazendo um trecho do Hino do Amazonas. As apresentações cívicas contarão com a presença de 10 mil alunos e a tropa militar nos dias 1º, 5 e 7 de setembro.

Veja a programação:

1º de setembro
A abertura oficial será nesta sexta-feira (1º), com a solenidade da “Benção do Fogo Simbólico”. A celebração inicia as 7h30 com a missa na Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, e contará com a presença de 120 alunos das escolas estaduais Agnello Bittencourt e Benjamim Magalhães, bem como dos militares.

Dando continuidade à programação, às 8h15, ao término da missa e a bênção do Fogo Simbólico, inicia-se a Corrida do Fogo, com aproximadamente 50 alunos, que saem em direção ao Complexo Turístico da Ponta Negra (próximo ao posto da Guarda Municipal).

Após 5 km, acontece o “Acendimento da Pira”.

5 de setembro
Na terça-feira (5), o dia começa com homenagem a um dos homens que lutou para que o Amazonas tornasse província e Manaus a capital. Com isso, a Solenidade Póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), às 7h, e faz alusão à Elevação do Amazonas à categoria de Província. Para a saudação da data aproximadamente 50 alunos da Escola Estadual Eunice Serrano participam do evento.

No final da tarde, às 17h, ocorre o tradicional “Desfile Escolar”, no Centro de Convenções (Sambódromo). A Orquestra Sinfônica Claudio Santoro abre os desfiles, seguida das escolas estaduais Manoel Marçal de Araújo, Joana Rodrigues Vieira, Diofanto Vieira Monteiro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo Moacyr Alves, entre outras instituições de ensino das sete coordenadorias distritais de educação.

Para o encerramento dos 10 pelotões, a Coordenadoria Distrital de Educação 7 vai desfilar com banda e fanfarra das escolas estaduais Ernesto Pinho Filho e Insp.ª Dulcinéia Varela Moura. Alunos e gestores da Escola Estadual Evandro das Neves Carrera e também da Escola Estadual Eliana de Freitas Moraes fazem o fechamento da noite.

6 e 7 de setembro
Os desfiles dos dias 6 e 7 são coordenadas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Cerimonial do Governo do Estado e em parceria com a SEDUC. No dia 6 acontece o Desfile Naval, na Praia da Ponta Negra, às 9h. O Desfile Militar será no feriado da Independência, 7, às 8h15, no Centro de Convenções (Sambódromo).

A cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 2017, com a solenidade do “Abafamento do Fogo Simbólico” será no Sambódromo, às 17h, e será realizada pela SEDUC e Maçonaria.

Fonte: G1


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505