‘União dos Vereadores do Amazonas’ é lançada na Câmara Municipal de Manaus

A entidade é presidida pelo vereador, Álvaro Campelo, e pretende dar suporte aos parlamentares.
15/09/2017 15h36 - Atualizado em 16/09/2017 15h03
Foto: Roberval Rocha (CMM)

Tendo à frente o vereador Álvaro Campelo (PP), presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM), foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (15), a União dos Vereadores do Amazonas (Uveam), em solenidade realizada no auditório do Poder Legislativo Municipal, Zany dos Reis.

A entidade, fundada no dia 31 de março deste ano, se torna uma realidade, como destacou na abertura dos trabalhos o presidente da entidade, Álvaro Campelo. “É o momento oportuno de unir os vereadores do Estado inteiro e dar qualificação e condições para que eles possam exercer os seus mandatos nos seus respectivos municípios. Sabemos das dificuldades que eles têm e a União dos Vereadores vem com o seu objetivo principal de dar suporte para que os vereadores possam exercer seus mandatos”, garantiu.

Entre o suporte jurídico destacado pelo presidente da entidade, estão ajuda na confecção de Projetos de Lei e o embasamento sobre legalidade. “Os vereadores têm suas demandas para serem resolvidas na Capital e muitas vezes encontram dificuldade para marcar audiência com algum secretário ou com outra autoridade ou órgãos. Esse suporte, vamos dar”, ressaltou o vereador destacando, também, que a sede da entidade irá acomodar o vereador que vier a Manaus e não tiver onde ficar. “Queremos dar todas as condições para que o vereador possa exercer bem a sua função”, assegurou.

O evento, iniciado às 10h, contou com a presença de prefeitos e vereadores do interior do Estado, além do secretário municipal chefe da Casa Civil, representando a Prefeitura de Manaus, o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB); do deputado federal Silas Câmara; do deputado estadual Adjuto Afonso, representando a Assembleia Legislativa do Amazonas; do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani; do defensor público Carlos Almeida Filho; do representante da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Paulo Roberto Pereira, e dos representantes do Comando Militar do Amazonas (CMA), Mauro Pavão Madureira, e do 9º Distrito Naval, José Paulo Brandão.

Também prestigiaram o lançamento da entidade, os vereadores Therezinha Ruiz (DEM), Glória Carrate (PRP), Bessa (PHS), Mauro Teixeira (PODE), Carlos Porta (PSB), Wallace Oliveira (PODE), Diego Afonso (PDT) e Amauri Colares (PRB).

Arthur Bisneto, em nome da Prefeitura de Manaus, ressaltou a importância da entidade para a abertura do diálogo e troca de informações entre os vereadores do Estado todo. E se colocou à disposição da entidade para ajudar no que puder.

Prefeito de Manaquiri, Jair Souto (PMDB) assegurou que a entidade vai poder contribuir para com o fortalecimento político do Estado, e o vereador Paulo Rocha (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de Anori, ressaltou o fato de que os vereadores do interior do Estado terão suporte para suas ações, assim como oportunidade de se unirem em prol do desenvolvimento do Estado e dos municípios, além de buscarem conhecimentos e trocar ideias sobre os problemas locais e do Estado como um todo.

A União dos Vereadores do Amazonas possui hoje 50 municípios e uma média de 450 vereadores associados.

Integram à direção da entidade, além de Álvaro Campelo, o 1º vice-presidente Ronildo Santos (PSB), do município de Maués; o 2º vice-presidente, Antônio Silva Holanda (PMDB), do município de Manaquiri.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso