Amazonino é diplomado e entra na justiça para que sua posse aconteça antes do previsto

Advogados de Amazonino dizem que a posse marcada apenas para a semana que vem, no dia 10, causa dano “irreparável” aos eleitos.
03/10/2017 13h53 - Atualizado em 4/10/2017 15h56
Foto: Divulgação

Único político amazonense a vencer quatro eleições para governador, Amazonino Mendes (PDT) foi diplomado ao cargo, ao lado do vice, Bosco Saraiva (PSDB), no fim da tarde de ontem (2), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Durante a cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), o governador anunciou os noves primeiros secretários que o ajudarão a reconstruir o Estado. Com a outorga, o processo da Eleição Suplementar 2017 está encerrado. A partir deste ato, o governador Amazonino poderá ser empossado, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Confira a lista dos secretários: Vice-governador Bosco Saraiva na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); deputado estadual Sidney Leite (Pros) para a Casa Civil; Francisco Deodato comandará a Secretaria de Estado da Saúde (Susam); José Augusto de Melo Neto na Secretaria do Estado da Educação (Seduc); Paulo Carvalho na Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de Alfredo Paes na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O jornalista Célio Alves Rodrigues Jr. será o titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom); Denilson Novo na Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e Janaína Chagas na Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Briga na justiça
Amazonino entrou, na manhã desta terça-feira (03), com um mandado de segurança com pedido de liminar, no TJ-AM para que a ALE-AM conceda a posse antes da data estipulada pela Casa Legislativa.

Os advogados argumentam que a ALE-AM é obrigada a dar posse dos titulares dos poderes executivo logo após a diplomação. De acordo com o jurista, a posse marcada apenas para a semana que vem, no dia 10, causa dano “irreparável” aos eleitos.

O presidente da ALE-AM, Abdala Fraxe (PODE), havia dito para a imprensa local que a posse seria no dia 05 deste mês e acabou se contradizendo ao determinar a realização apenas para o dia 10, tendo como justificativa uma reunião da Mesa Diretora que definiu a data.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505