Estudantes do município de Presidente Figueiredo recebem “I Mostra Literária”

O evento acontece nesta quarta-feira (1º), apartir das 18h, e contará com literatura infantil, exposições e trava-línguas.
01/11/2017 15h43 - Atualizado em 1/11/2017 15h43
Foto: divulgação

Sensibilizar e despertar o interesse literário e poético dos alunos, é o objetivo da I Mostra Literária do 2º Colégio Militar Deisy Lammel Hendges do Município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). O evento acontece nesta quarta-feira (1º), apartir das 18h, e contará com literatura infantil, exposições, trava-línguas, parlendas e leitura de cordel, além da presença do escritor Amazonense, Rojefferson Moraes, autor do livro “O dia em que Carla assassinou meu gato e outras crises de amor”.

De acordo com o pedagogo da instituição, o professor Diego Doreto, a iniciativa busca promover o incentivo à leitura, bem como aproximar os estudantes da literatura. “Nossa expectativa é que esse evento fique marcado na história de cada aluno e visitante, iremos mostrar como a leitura é importante, pois ela é base de todo conhecimento, e precisamos conhecer mais nossa língua mãe, precisamos entender suas vertentes e desdobramentos”, disse.

A ideia do projeto surgiu após a criação do Varal Contador, iniciativa todos os dias na instituição. O “Varal Contador” é um varal que fica estendido na área da escola, no entanto, em vez de ser roupas são estendidas poesias autorais (ou não) e também desenhos elaborados pelos alunos.

Segundo o professor Denis Amaral, após a criação do Varal Contador, os alunos passaram a externar as suas habilidades, o resultado 80 poesias autorais criadas pelos próprios estudantes. “Desde que passamos a incentivar a leitura, muita coisa bacana já saiu daqui. Todos os dias os estudantes leem uma poesia de sua preferência, alguns deles já leram as poesias do Rojefferson Moraes e nós o convidamos para mostrar que o Amazonas também possui diversos escritores de qualidade”, afirma.

O escritor amazonense Rojefferson Moraes, ressalta que a literatura amazonense passa por um momento especial, onde escritores estão alcançando reconhecimento nacional e internacional, e eventos literários cada vez mais bem estruturados, mesmo aqueles produzidos de forma independente.“Acredito que essa mostra abrirá precedentes por se tratar de uma iniciativa do próprio corpo discente de uma escola pública do interior do estado. E quem ganha com isso são os estudantes que terão acesso a um estilo literário que dialoga com a realidade do universo amazônico atual, que é caótico, carregado de problemas sociais que antes estavam restritos aos grandes centros urbanos, e justamente onde os estudantes estão inseridos”, destacou.

A Mostra Literária é um evento gratuito e aberto não só para os estudantes, mas para toda a comunidade do município e já está confirmado no calendário escolar. A ação terá ainda a participação da banda da Escola Deisy Lammel, que irão tocar canções da Música Popular Brasileira.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso