Pesquisa aponta fracasso de Vanessa Grazziotin e sucesso de Conceição Sampaio nas eleições de 2018

No cenário estimulado com 20 nomes, incluindo novos que poderiam disputar o cargo, Conceição lidera a intenção de votos com 14,7% dos votos.
19/12/2017 15h44 - Atualizado em 20/12/2017 15h55
Foto: Reprodução

A deputada federal Conceição Sampaio (PP) lidera a intenção de votos do eleitor de Manaus a menos de um ano das eleições de 2018 e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) não venceria nem para o cargo de deputada federal. Os dados são do instituto Pontual Pesquisa de Mercado que divulgou na manhã desta terça-feira, 19, uma prévia do que será o próximo pleito no Amazonas.

Segundo a pesquisa, Conceição Sampaio tem 33,5% da intenção de votos, no cenário estimulado (quando são dadas opções ao eleitor) com os nomes dos políticos eleitos para o cargo de deputado federal em 2014.

No cenário estimulado com 20 nomes, incluindo novos que poderiam disputar o cargo, Conceição lidera a intenção de votos com 14,7% dos votos.

A senadora Vanessa Grazziotin aparece em 15º lugar nas intenções de votos, no segundo cenário da pesquisa em que são testados 20 nomes. Vanessa Grazziotin, que em 2010 foi eleita senadora na mesma coligação do senador Eduardo Braga, que saía do Governo do Estado com altíssima aprovação, anunciou que vai concorrer ao Senado.

Em 2018, a disputa ao Senado terá duas vagas para o Amazonas, mas a votação exige muitos votos dos candidatos porque é uma disputa majoritária, onde apoios contam muito mas vence quem tem mais votos individuais.

Para a Câmara dos Deputados, são oito vagas, mas a votação é proporcional. Além dos votos individuais, os parlamentares contam com os votos da legenda e dos demais candidatos do partido ou coligação. Nesta disputa, nem sempre o mais votado é o que vence.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso