Deputada Conceição Sampaio tem 100% de presença em 2017, aponta Congresso em Foco

A parlamentar ficou entre os 18 dos 513 (3,5% do total) parlamentares que registraram presença em todas as sessões plenárias.
05/01/2018 17h47 - Atualizado em 6/01/2018 13h46
Foto: Agência Senado

A deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), em seu primeiro mandato frente à Câmara Federal, ficou entre os 18 dos 513 (3,5% do total) parlamentares que registraram presença em todas as sessões plenárias do Congresso Nacional em 2017, de acordo com o site Congresso em Foco. A deputada teve 100% de presença desde que assumiu seu mandato, em fevereiro de 2015.

Pela Constituição, o parlamentar só está obrigado a registrar presença nas sessões ordinárias, aquelas realizadas às terças, quartas e quintas. Quem falta pode apresentar justificativa como atestado médico, missão oficial ou partidária para abonar a ausência e se livrar de um eventual desconto no salário. O corte só ocorre quando o parlamentar deixa a falta sem justificar.

De acordo com Conceição Sampaio, estar sempre presente às sessões é apenas consequência de seu compromisso de tentar representar o Amazonas em todas as ocasiões no Congresso. “Priorizei estar presente em todas as sessões. Estamos cumprindo uma atividade parlamentar. Nosso cargo é representativo. Se eu não estiver presente, deixo de ser a voz daquela população que me elegeu para representá-la”, explica.

Pelo levantamento do Congresso em Foco, Conceição foi a única mulher entre os 18 deputados que não faltaram. Ela relembra que na época que assumiu seu mandato, recém-saída de uma cirurgia na perna, passou 60 dias se locomovendo pelos corredores e plenários da Câmara em uma cadeira de rodas.

Para a deputada, representar um Estado com dimensão continental que ocupa apenas oito cadeiras na Câmara reforça a necessidade da presença. “Fui eleita para estar lá. Mesmo que minha presença não faça diferença na pauta nacional, lá estarei representando meu Estado. Isso também faz com que o Amazonas apareça como notícia positiva”, considera. “Não fazemos mais que nossa obrigação”, completa.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso