Eletrobras Distribuição Amazonas assina contratos de aquisição de energia que beneficiam 86 localidades do Amazonas

A implantação do Produtor Independente de Energia vai levar investimento e desenvolvimento ao interior, gerando empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos.
05/01/2018 15h23 - Atualizado em 5/01/2018 17h57
Foto: Reprodução

A Eletrobras Distribuição Amazonas assinou nesta sexta-feira (05) nove contratos destinados à aquisição de energia elétrica e potência associada nos Sistemas Isolados, com os Consórcios Produtores Independentes de Energia – PIE, para atendimento aos mercados da Distribuidorano interior do Estado. Beneficiando 86 localidades, a contratação foi dividida e entre os Grupos A e B.

Consórcio Produtor Independente de Energia – PIE é a pessoa jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebam concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida. O PIE comercializa a potência e/ou energia com concessionário ou permissionário de serviço público de energia elétrica.

O processo de contratação dos PIE, desde a publicação do edital bem como a condução dos leilões foi coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e acompanhado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, assegurando transparência e confiabilidade ao certame.

O Grupo A contemplou 33 Localidades das Calhas dos rios Solimões, Japurá e Juruá, totalizando 177.960 KW de potência para atender o mercado projetado para os próximos 05 anos. Os contratos terão prazo de 15 anos, com a potência instalada no lote II de 81.500 kW e para o lote III de 66.460 kW, com 32 usinas termelétricas a diesel. A empresa responsável pela implantação dos lotes II e III será a Aggreko Energia Locação de Geradores Ltda.

O Grupo B contemplou 53 localidades das calhas do Médio Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, São Gabriel da Cachoeira e Autazes. Totalizando 260.175 KW de potência para atender o mercado projetado para os próximos 05 anos. As empresas responsáveis pela implantação dos lotes referentes ao grupo B serão Oliveira – ETAM (Oliveira Energia Geração e Serviços Ltda e Construtora ETAM Ltda), Powertech (Powertech Engenharia, Serviços Ltda Ltda), VPower – Telemenia (Telemenia LTD e Construtora ETAM Ltda).

Segundo o Diretor de Geração Distribuída, José Francisco Albuquerque da Rocha, a assinatura destes contratos com os PIE é um grande passo para o desenvolvimento dos municípios beneficiados. “Com esta aquisição histórica de energia, as localidades terão maior confiabilidade e qualidade de energia elétrica, suprindo a demanda de carga necessária para cada município. Ressalta-se ainda que na maioria das localidades haverá transferência das usinas do centro da cidade para locais mais afastados, gerando maior conforto à população. A expectativa de início de operação do PIE em substituições às locações é para o mês de agosto de 2018”, destacou.

De acordo com o Diretor-Presidente, Tarcísio Estefano Rosa, além do impacto positivo na geração de energia, a implantação dos PIE vai levar investimento e desenvolvimento ao interior, gerando empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos. “Estima-se que entre 2018 e 2033, entre implantação e operação, os recursos investidos somem mais de R$ 20 bilhões”, afirmou.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso