Aleam derruba veto e mantém “Alvorada do Garantido” como Patrimônio Cultural

Entre os benefícios que o registro pode trazer para as festas está a garantia do espaço para que elas continuem sendo realizadas, além de suporte dos órgãos governamentais.
28/02/2018 15h48 - Atualizado em 1/03/2018 11h50
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) derrubou, nesta quarta-feira (28), Veto do Governo ao Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD), que declara o evento “Alvorada do Garantido” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas. A lei entra em vigor assim que publicada no Diário Oficial do Parlamento Estadual.

​O deputado Josué Neto parabenizou a população de Parintins pela conquista e afirmou que agora o evento poderá receber suporte do Governo do Estado. “Essa é uma importante festa para a população vermelha e branca e para o turismo de Parintins. A partir de agora essa festa e esse espaço poderão ter suporte dos órgãos governamentais com menos burocracia para sua organização”, afirmou o deputado.

Entre os benefícios que o registro pode trazer para as festas está a garantia do espaço para que elas continuem sendo realizadas, além de suporte dos órgãos governamentais, como por exemplo, aparelhagem de som, limpeza das ruas, conservação do espaço, possibilidade de verbas destinadas pelo poder público ou de leis de incentivo para a iniciativa privada investir nas festas como espaço cultural, inclusão no calendário turístico da cidade, entre muitos outros benefícios.

Segundo o deputado, o evento é uma das maiores expressões culturais do interior do Estado, que reúne centenas de pessoas todos os anos em uma linda festa que tem sua tradição desde os tempos em que o Festival de Parintins ainda não tinha a magnitude que tem atualmente.

​O veto foi derrubado por 16 votos favoráveis e nenhum contrário. Durante a votação, o deputado Sabá Reis questionou o parecer apresentado pela Procuradoria-geral do Estado para vetar a proposta, e disse que não via motivos convincentes para o veto.

A Alvorada do Garantido é um evento tradicional de cidade de Parintins que leva centenas de brincantes às ruas daquele município. O evento é realizado nos dias 30 e 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em homenagem a São José Operário, com saída do Curral do Garantido até a Catedral do Carmo em Parintins. A festa vai até amanhecer, daí a origem do nome.

Nos últimos anos o sucesso da Alvorada se tornou tão grande que já vêm sendo organizadas excursões de turistas para Parintins a fim de participarem da festa.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso