Prefeito Arthur entrega UBS José Rayol dos Santos revitalizada

Nos últimos 45 dias, a UBS Doutor José Rayol recebeu melhorias na pintura, parte elétrica, telhado, paisagismo, entre outras ações.
23/07/2018 21h09 - Atualizado em 23/07/2018 21h09
Foto: Divulgação

Referência na vacinação antirrábica humana e uma das dez Unidades Básicas de Saúde que funcionam com atendimento em horário ampliado, até às 21h, a UBS Doutor José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, está novamente aberta à população. Nesta segunda-feira, 23/7, o prefeito Arthur Virgílio Neto entregou a unidade totalmente revitalizada. “Aqui temos cinco consultórios, 12 médicos, sala de vacinação, entre outros serviços de uma UBS tipo 4, mais ampla e confortável”, destacou.

Durante a solenidade, o prefeito ressaltou, ainda, o avanço da vacinação contra o sarampo na capital, que alcançou os 95% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos e 11 meses. “É um regozijo saber que cumprimos a meta, mas continuaremos vacinando em busca dos 5% que faltam, porque queremos todas as nossas crianças, principalmente aquelas do grupo de risco, protegidas contra o sarampo”, afirmou Arthur Neto.

Nos últimos 45 dias, a UBS Doutor José Rayol recebeu melhorias na pintura, parte elétrica, telhado, paisagismo, entre outras ações. O secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, explicou que a obra teve custo aproximado de R$ 202 mil e foi concluída dentro do prazo previsto. “Nós tivemos o cuidado de acompanhar a obra para que o prazo de reforma fosse o mais curto possível e com a única intenção de devolver ao público que procura esta unidade os serviços nela oferecidos”, destacou Magaldi.

A unidade oferece serviços que incluem consulta médica com clínico geral, pediatria, consulta de enfermagem na Atenção Básica, atendimento de serviço social, assistência farmacêutica, promoção à saúde e acompanhamento de programas sociais, como Bolsa Família e Leite do Meu Filho. Também é possível realizar a identificação e manejo clínico de Tuberculose, Hanseníase, Dengue, Zika e Chikungunya, além da Atenção à Vigilância Nutricional e vacinação.

Na Atenção à Saúde Materno-Infantil são realizadas assistência ao pré-natal e puerpério, assistência ao recém-nascido, aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e assistência às doenças prevalentes na infância.

Adultos, idosos e adolescentes possuem assistência ao planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de colo uterino e mama, além de prevenção e acompanhamento e hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os serviços somam-se aos atendimentos de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e Hepatites Virais, assistência a problemas ginecológicos e saúde do adolescente.

Alguns procedimentos também podem ser realizados na UBS como curativos em geral, retirada de pontos, nebulização, coleta de preventivo (Papanicolau), controle da pressão arterial, controle da glicemia capilar, exames laboratoriais, administração de medicamentos, dispensação de medicamentos básicos. A assistência odontológica inclui escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e rastreamento de câncer bucal.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso