Bolsonaro entra com pedido no TSE para barrar candidatura de Lula

O presidenciável pediu rapidez para que a candidatura de Lula seja barrada.
16/08/2018 13h06 - Atualizado em 17/08/2018 17h01
Foto: Reprodução

O candidato do PSL ao Planalto, deputado federal Jair Bolsonaro, entrou com pedido para barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação, também formulada pela coligação em torno de sua chapa “Brasil acima de tudo; Deus acima de todos”–, foi anexada ao processo do registro de candidatura de Lula no início da tarde desta quinta-feira (16).

Bolsonaro também pediu rapidez para que a candidatura de Lula seja barrada pela Corte por considerar que verificar a inelegibilidade do petista “decorre de prova exclusivamente documental”. Para ele, isso mostra que seria desnecessária a abertura de prazos para manifestações, “pelo que fica desde já formulado pedido de julgamento antecipado”.

“É do conhecimento geral que o pretenso candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado”, traz o documento, citando as decisões da primeira e da segunda instâncias da Justiça Federal no processo do tríplex. “Restou comprovado que o ex-presidente da República participou de um grande esquema de corrupção.”

Bolsonaro e a coligação, por meio de seus advogados, dizem que “não se desconhece o clamor popular que desperta a candidatura ora impugnada”. “E, muito menos, o fato de que o candidato em questão, com o apoio dos seus seguidores, vem adotando uma postura de vítima de um sistema judicial que considera parcial e perseguidor, levantando dúvidas acerca da legitimidade do processo que culminou com a sua condenação, bem como da inviabilidade da candidatura ora impugnada”.

Fonte: Uol


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso