Página de Amazonino no Facebook sofre ataque de perfis falsos

A coligação está acionando a Justiça Eleitoral para identificar e punir, de acordo com a legislação, os autores do ataque.
17/08/2018 17h49 - Atualizado em 17/08/2018 17h49
Foto: reprodução

A coligação “Eu Voto no Amazonas” informou que sua página no Facebook sofreu um ataque de robôs (bots) na tarde desta sexta-feira (17/08), com centenas de reações de ódio. Técnicos da coligação constataram que os perfis usados no ataque foram comprados fora de Manaus e são falsos (fakes). O ataque foi classificado pela equipe técnica como “amador”, pela facilidade de identificação dos perfis. Um dos perfis utiliza a fotografia de “Michelangelo”.

A coligação está acionando a Justiça Eleitoral para identificar e punir, de acordo com a legislação, os autores do ataque. A estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais com perfis falsos é uma técnica similar à usada nas eleições americanas, e já existe no Brasil ao menos desde 2012.

O Facebook e outras redes têm sido alvo de inúmeros perfis falsos tanto de pessoas famosas como de pessoas comuns, usuários dessas redes sociais que têm perfis “fakes” criados para servir de alvo contra a honra de adversários.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso