David disputa segundo turno com Amazonino, aponta pesquisa da TV Record

De acordo com o instituto, David manteve os 20% da última pesquisa Big Data, divulgada no dia 5 de setembro.
22/09/2018 11h27 - Atualizado em 22/09/2018 16h39

Fonte: Reprodução


Em nova pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada na manhã deste sábado (22), no programa Fala Brasil, da TV Record, retransmitida no Amazonas pela TV A Crítica, o candidato ao governo do Estado pela coligação Renova Amazonas, David Almeida (PSB), volta a ser apontado como o nome que vai disputar o segundo turno da eleição, contra o candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT). O levantamento mostra David com 20% das intenções de votos, contra 31% de Amazonino.

A Real Time Big Data mostrou, nesse novo levantamento, que as intenções de votos brancos e nulos caíram de 10% para 7% assim como constatou redução com os indecisos. A pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais e 95% de índice de confiança, foi registrada junto ao sítio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 14 de setembro. A Big Data ouviu nos dias 18 e 19 de setembro 1.200 eleitores, em 15 municípios: Manaus, Manacapuru, Iranduba, Autazes, Tefé, Coari, Itacoatiara, Parintins, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Tabatinga, Benjamin Constant, Eirunepé, Barcelos e São Gabriel da Cahcoeira.

Amazonino cresceu dois pontos percentuais. O apresentador de TV Wilson Lima (PSC) manteve os 17% do início de setembro. O candidato Omar Aziz (PSD) subiu um ponto e aparece com 13% das intenções de voto. Lúcia Antony (PCdoB) e Berg da UGT (PSol) apareceram com 1% das intenções de voto depois de não terem pontuado na primeira pesquisa, segundo a apresentadora do Fala Brasil.

Ao avaliar a espontânea em um segundo turno David é o candidato com maiores possibilidades de derrotar o candidato à reeleição. Na simulação entre Amazonino e David, o governador tampão aparece com 43% contra 36% do candidato do PSB, brancos e nulos somam 16% e indecisos 5%. Já no comparativo entre Amazonino e Wilson o governador aparece com 45% e Wilson Lima 33%, brancos e nulos 16% e indecisos 6%. No cenário contra Omar Aziz, Amazonino aparece com 49% contra 25%, brancos e nulos 20% e indecisos 6%.

Num cenário sem Amazonino no segundo turno, David vence todos os outros candidatos. No primeiro comparativo, David aparece com 37% das intenções de votos contra 33% de Wilson Lima, brancos e nulos somam 21% e indecisos 9%. Contra o senador Omar Aziz, David Almeida vence o candidato do PSD com 40%, contra 26% do adversário, brancos e nulos somam 19% e indecisos 15%.

Na primeira pesquisa da Big Data sobre a disputa no Amazonas, no levantamento espontâneo – quando o entrevistador não sugere nenhum nome -, o candidato do PSB, apareceu com uma diferença percentual menor em relação ao candidato do PDT. Enquanto Amazonino registrou com 20%, David Almeida apareceu com 12% das intenções de voto, Wilson Lima, com 8% e Omar Aziz, com 7%.

Contraste

O resultado da pesquisa nacional da Real Time Big Data, divulgada pela TV Record, é bem diferente da pesquisa divulgada na sexta-feira (21) pelo instituto DMP/Tiradentes, que somou 102% no resultado geral dos pontos dos candidatos. Essa pesquisa mostrou um crescimento inexplicável de Wilson Lima, de 16,1% para 27% e ele venceria inclusive Amazonino Mendes, que liderava as pesquisas de diversos institutos, desde o início da campanha, entre 31 e 24%, e desta vez apareceu com 25%.

Com informações da Assessoria

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso