Pesquisa aponta segundo turno com David Almeida e Amazonino

Entre os quatro principais nomes da disputa pelo Governo do Amazonas, David é o que aparece com a menor índice de rejeição.
05/09/2018 14h05 - Atualizado em 6/09/2018 12h35
Foto: Reprodução

O candidato ao governo do Estado pela coligação Renova Amazonas, David Almeida (PSB), é apontado em pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (5) como o nome que vai disputar o segundo turno da eleição deste ano contra o candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT).

O levantamento estimulado, feito pelo instituto Real Time Big Data, disponibilizado durante o programa Fala Brasil, da TV Record, em rede nacional, mostra David com 20% das intenções de votos, contra 29% de Amazonino. Segundo o instituto, foram entrevistadas 1.200 pessoas nos dias 3 e 4 de setembro, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa espontânea – quando o entrevistador não sugere nenhum nome -, o candidato do PSB aparece com uma diferença percentual menor em relação ao candidato do PDT. Enquanto Amazonino aparece com 20%, David Almeida registrou 12% das intenções de voto.

David, que é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesse cenário aparece com quatro pontos percentuais de diferença em relação ao terceiro colocado, o candidato Wilson Lima (PSC), que aparece com 8%, colado a Omar Aziz (PSD), que – por sua vez – aparece com 7%. Lúcia Antony, do PCdoB, aparece com apenas 1% das intenções de votos.

No cenário estimulado, David, que foi governador interino no ano passado por 144 dias – de maio a outubro de 2017 -, aparece na frente de Wilson Lima, que registrou 17%; e de Omar Aziz, que aparece com apenas com 12%. A candidata Lúcia Antony registrou 2% das intenções de votos.

No início de agosto, a DMP Tiradentes divulgou pesquisa que já apontava a disputa eleitoral no Amazonas definida no segundo turno. Na ocasião, a mesma pesquisa, porém, sinalizava que a disputa para a segunda vaga estava acirrada entre David, Omar e Wilson. Com a divulgação da pesquisa da Real Big Data, o segundo turno terá como protagonistas David e Amazonino.

Rejeição
Entre os quatro principais nomes da disputa pelo Governo do Amazonas, David é o que aparece com a menor índice de rejeição, apenas 22%. Amazonino, que acumula quatro vezes mandato de governador, é líder no índice de rejeição do eleitorado amazonense, com 35%.

Nesse indicador negativo, o governador tampão é seguido pelo do senador Omar Aziz, que aparece com 31%. Wilson Lima, que nunca ocupou cargo político, impressiona ao aparecer com 25% de rejeição dos votos do eleitorado do Amazonas.

Indecisos
Ainda de acordo com a pesquisa do Real Time Big Data, que tem sede em São Paulo, o total de eleitores que considera votar branco ou nulo é 10%; o de indecisos também é 10%. Esse resultado reforça que o cenário da última eleição suplementar, realizada em agosto de 2017, quando mais de 1 milhão de eleitores votaram branco e nulo ou simplesmente deixaram de ir votar, pode se repetir.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso