Manuais práticos são lançados em evento da 1ª Semana da Qualidade da CMM

As cartilhas de regras colocam a Casa Legislativa na vanguarda internacional em atendimento.
23/11/2018 08h40 - Atualizado em 23/11/2018 08h40

Foto: Divulgação


Os Manuais Práticos de Redação e de Identidade Visual foram lançados, na manhã desta quinta-feira (22/11), na abertura da 1ª Semana da Qualidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A ação ocorreu no auditório Zany dos Reis. As cartilhas de regras, que colocam a Casa Legislativa na vanguarda internacional em atendimento, visam orientar os servidores para uma melhor prestação de serviço ao público e determinam um padrão de qualidade.

O evento que contou com a participação do presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), do líder do chefe do Executivo, vereador Joelson Silva (PSDB) e representantes da Ouvidoria do Amazonas, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e do Tribunal de Contas da União, foi acompanhado pelos servidores, diretores e funcionários dos gabinetes dos vereadores.

“Esse evento vai permitir uma qualidade de trabalho ainda melhor para a Câmara. É um trabalho muito importante, até mais que a obra do anexo. Os trabalhos na Câmara, a história, é constituída de atos legislativos, pronunciamentos, requerimentos e ofícios. Com os manuais, todos os funcionários deste parlamento terão que seguir as normas, um padrão, e assim o trabalho terá ainda mais qualidade. Somos um parlamento com padrão de qualidade internacional”, comemorou Wilker Barreto.

A coordenadora de Modernização da Assembleia Legislativa, Maria do Socorro Siqueira, parabenizou o presidente e os diretores pelo empenho nos trabalhos realizados.

“É um marco. É um momento histórico para o nosso país. É uma casa com planejamento estratégico, que qualifica os colaboradores, que possui a sensibilidade de resgatar a história, e como historiadora vejo apenas a Casa Legislativa de Portugal e do Reino Unido com o mesmo patamar que o da Câmara Municipal de Manaus. A sociedade manauara está de parabéns por ter uma casa com todos as ISOs (Norma Internacional de Qualidade, Ambiental e Risco) e por ter um padrão de qualidade”, parabenizou.

Para a coordenadora da Rede de Ouvidoria do Estado do Amazonas, Fabiana Seabra, as medidas criadas na gestão de Wilker Barreto estão permitindo um melhor atendimento para a população.

“Hoje a qualidade é exigida em todas as esferas dos órgãos públicos por conta da Lei 13.460 (Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público). A Câmara vem adotando medidas que melhoram esse atendimento: Certificação dos processos, simplificação na linguagem de comunicação, Carta de Serviço Público, treinamentos, entre outros. Tudo permite um melhor atendimento e comunicação”, declarou.

Avanço
Para a Diretora Legislativa, Evelina Câmara, a chegada dos manuais vai permitir uma comunicação padrão e qualificada em todos os setores da CMM.

“Os manuais orientam todos os servidores, principalmente os assessores dos vereadores, como estruturar e desenvolver um documento. É um manual que vai permitir uma melhor comunicação. Ainda temos recebido muitos documentos fora dos padrões exigidos pela Diretoria Legislativa. Será um novo momento para o parlamento, que também trará mais agilidade nos processos legislativos”, explicou.

De acordo com a assessora parlamentar Daniele Santos, o manual ensina o ‘passo a passo’ do processo de montagem de um documento legislativo. “É muito interessante. Tem muitos assessores que não seguem o padrão exigido pela Câmara e com esse manual, com a linguagem adotada e a fácil compreensão, vai permitir que os processos não retornem para qualquer tipo de correção. Vai ajudar muito”, afirmou.

Durante a 1ª Semana da Qualidade, que se encerra no próximo dia 30, os servidores vão passar por ciclos de palestras e treinamentos.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso