Mais de 800 veículos irregulares foram retirados de circulação em 2018, diz Batalhão de Policiamento de Trânsito

As operações do batalhão, no ano passado, resultaram também na apreensão de seis armas de fogo e detenção de 37 suspeitos.
21/02/2019 15h29 - Atualizado em 21/02/2019 16h19

Foto: Divulgação


Redação AM POST

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran/PMAM) retirou de circulação 831 veículos irregulares que ameaçavam a vida de condutores, passageiros e pedestres nas vias da capital e interior, em 2018. As operações do batalhão, no ano passado, resultaram também na apreensão de seis armas de fogo e detenção de 37 suspeitos. Composto por 133 policiais militares, divididos em duas companhias, o batalhão comemorou sete anos de criação no último mês de janeiro.

O BPTran é a unidade da PMAM especializada no policiamento ostensivo de trânsito e tem como função o policiamento de trânsito urbano e rodoviário, explicou o comandante do batalhão, tenente-coronel PM Nero Marinho dos Santos. “O policiamento do batalhão tem entre suas finalidades orientar os condutores, prevenir acidentes, socorrer vítimas e fazer cumprir a legislação”, explicou o tenente-coronel.

As equipes do batalhão desenvolvem ações de repressão contra excesso de velocidade, embriaguez, corridas não autorizadas, direção perigosa e ações de tráfico de drogas. No ano passado, 238 porções de entorpecente foram apreendidas, parte delas resultaram nas detenções realizadas pelo BPtran. No último dia 15, o BPTran apreendeu aproximadamente 260 quilos de maconha tipo skunk em malas armazenadas na carroceria de uma picape.

Balanço
Ano passado, a retirada dos veículos de circulação, a apreensão de drogas e armas e a detenção dos suspeitos ocorreram durante 152 escoltas e 768 barreiras policiais. Ao todo, foram realizadas mais de 604 mil abordagens a pessoas e veículos, que resultaram em mais de 21 mil notificações. Foram retidos, por irregularidades, 4.415 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e 699 CNHs. Por meio do batalhão, a PMAM recuperou 19 veículos.

“Em relação à educação no trânsito, as equipes desenvolvem ações de conscientização, como o Projeto Patrulha de Trânsito Escolar (Pate). De forma lúdica, são repassadas noções de legislação, segurança e educação de trânsito para alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada”, explica Nero Marinho. O Pate instiga os pequenos para a prática de medidas preventivas contra acidentes de trânsito e incentiva o respeito entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros.

O batalhão também realiza escoltas de autoridades, celebridades e delegações esportivas. Nesses sete anos de existência, atuou em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo Fifa 2014, Jogos Olímpicos 2016 e torneios internacionais de futebol.

Qualquer denúncia ou solicitação de apoio, a população deve entrar em contato com o BPTran por meio do telefone 98842-1849. A sede do BPTran fica na avenida Tefé, bairro Praça 14, zona sul.

Histórico
As ações começaram no início dos anos 1970 com a criação da Companhia de Trânsito (Cia Tran) e da Companhia de Polícia Rodoviária (Cia PolRdv), diretamente subordinadas ao Comando-Geral da Polícia Militar. Essa estrutura funcionou até o final dos anos 80, quando foi criado o 4º Batalhão de Polícia Militar, que executou o policiamento de trânsito até meados de 1993.

Em 1995 foi criado o Batalhão de Trânsito (Batran), que atuava diretamente em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM). O batalhão foi extinto novamente a partir da instituição do Código de Trânsito Brasileiro e a municipalização do trânsito.

Em 2000, o policiamento de trânsito foi reativado através da criação da Companhia de Trânsito (Ciatran). Em 2012, foi criado o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) por meio da Lei Estadual nº 3.715, de 15 de fevereiro, onde foram acrescidas novas unidades operacionais da PMAM, subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (COM) e ativado mediante publicação da Portaria nº 28/AJG no Boletim Geral da PMAM nº 047, datado de 09 de março de 2012.

*Com informações da Assessoria de Imprensa


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso