Calendário de vacinações contra H1N1 no AM será divulgado na próxima semana, dizem secretários de saúde

Segundo eles depois da chegada da vacina serão necessários de quatro a cinco dias para preparar toda a logística de distribuição.
14/03/2019 20h08 - Atualizado em 15/03/2019 13h53
Foto: Divulgação

Redação AM POST

Os secretários de Saúde do Estado e do Município, Carlos Almeida e Marcelo Magaldi, juntamente com membros do Comitê para o Enfrentamento à gripe H1N1, realizaram transmissão ao vivo pelo Facebook para informar que o calendário de vacinações e os postos adequados para tomar as doses serão anunciados na próxima semana.

Segundo os secretários locais as vacinas devem chegar no Amazonas neste domingo e depois disso serão necessários de quatro a cinco dias para preparar toda a logística de distribuição. A vacinação vai ter como prioridade crianças e gestantes.

Ligação de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro, junto do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta anunciou horas antes pela mesma plataforma que o Amazonas vai receber 1 milhão de doses da vacina contra a gripe H1N1 neste final de semana. As doses serão enviadas para Manaus em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Antes do anúncio, o presidente ligou para o governador Wilson Lima informando que o Governo Federal está cumprindo o compromisso assumido pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o governador e bancada de parlamentares estaduais, de antecipar para o Amazonas a campanha de vacinação, que inicia em abril em todo país, em razão do surto de gripe H1N1 no estado.

“O presidente ligou para dar essa boa notícia, de que a vacina já seria disponibilizada neste fim de semana e que faria o anúncio em sua rede social. Agradeci a ele e disse que o apoio do Governo Federal é fundamental para somar aos esforços que o Estado e a Prefeitura têm dedicado para combater a doença”, afirmou Wilson Lima, ao destacar que o telefonema do presidente aconteceu, coincidentemente, no momento em que o Comitê de Enfrentamento do Vírus H1N1 estava reunido na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

Reunião do Comitê
As informações sobre a chegada das vacinas começaram a chegar durante a reunião do Comitê Intersetorial para o Enfrentamento à gripe H1N1, que estava reunido na sede do governo. O Comitê Intersetorial foi instituído pelo governador do Amazonas por meio do decreto nº 40.322, de 25 de fevereiro. Fazem parte do grupo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Prefeitura de Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM) e Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” (FMT-HVD).


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso