Censura do STF a revista Crusoé repercute na internet e hashtag alcança os trending topics do Twitter

Movimentos como o Vem pra Rua e celebridades como Lobão e Ana Paula Henkel já manifestaram seu repúdio à decisão.
15/04/2019 17h48 - Atualizado em 15/04/2019 17h48

Foto: Reprodução


Redação AM POST

A hashtag #DitaToga, a está em primeiro lugar nos trending topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. A tag é uma manifestação de internautas contra a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que a revista Crusoé e o site O Antagonista retirem do ar textos que associam o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, à Odebrecht.

O texto publicado pela revista Crusoé e reproduzido pelo site O Antagonista, refere-se a uma troca de mensagens entre executivos da Odebrecht. No diálogo, uma pessoa pergunta a outra se Emilio Odebrecht, pai de Marcelo, falou ou falaria com um “amigo do amigo”. Em outro trecho, o contato é descrito como uma “negociação”. A troca de mensagens não informa se alguém falou com essa pessoa, ou o que foi dito.

Movimentos como o Vem pra Rua e celebridades como Lobão e Ana Paula Henkel –colaboradora da revista– já manifestaram seu repúdio à decisão de tirar a reportagem sobre Dias Toffoli do ar.

“Mandaram prender humorista independente. Mandaram tirar reportagem de revista independente. A justiça do Brasil é de dar nojo! Democracia e liberdade de expressão? Esqueçam que já estamos vivendo uma ditadura escandalosa! E disseram que Bolsonaro q seria ditador!”, disse uma internauta na tag.

“Desde 1822 não assistíamos arbítrios de censura à imprensa, em pleno regime democrático, quanto o que assistimos hoje! O STF é contra a Lava Jato, é contra a liberdade de Imprensa é contra a liberdade de expressão, é contra o Brasil! #DitaToga”, disparou outro usuário da rede social.

Carlos Bolsonaro
Fora da hashtag o vereador Carlos Bolsonaro (PSL) afirmou no Twitter que, assim como os veículos foram vítimas de censura, de igual forma o presidente Jair Bolsonaro (PSL), vem sofrendo com isso há 20 anos.

“Todos os processos de censura possíveis, seja na Congresso, seja fora dele, o presidente Bolsonaro vem sofrendo há mais de 20 anos. Finalmente, grande parte da população, com exemplos claros, hoje entende que se o PT vencesse as últimas eleições nossa liberdade estaria perdida”, disse o político.

Carlos ainda aproveitou para mandar uma indireta para a oposição dizendo que “a lacrosfera e a isentosfera” dirão que o assunto é passado e faz parte de “mimimi proposital de prostituta perdedora”.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso