Guedes diz que MP que transfere Coaf para o BC deve ser publicada nesta terça

A decisão, segundo o governo, tem como objetivo blindar o órgão de interferências políticas.
19/08/2019 12h19 - Atualizado em 19/08/2019 16h49

Foto: Reprodução


O governo federal deve publicar nesta terça-feira (20), a medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). O documento foi assinado na última sexta (16), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e está em análise na Secretaria Geral da Presidência. A decisão, segundo o governo, tem como objetivo blindar o órgão de interferências políticas.

Um dos reflexos da mudança deve ser a saída do atual presidente do órgão, Roberto Leonel, que deixará o conselho por conta da transferência dos servidores do Coaf para o BC. O regimento interno do Banco Central impede a presença de funcionários de outros órgãos públicos em suas atividades, salvo na diretoria colegiada. Ao estar formalmente vinculado ao BC, toda a direção do novo Coaf terá de ser escolhida entre os quadros da autoridade monetária.

O nome mais cotado para assumir a presidência da Unidade de Inteligência Estratégica é o do economista e servidor do BC, Ricardo Liáo, atual diretor de Supervisão do Coaf. Com larga experiência na área de combate à lavagem de dinheiro, Liáo foi representante do BC no conselho entre 1998 e 2013 e depois também ocupou a secretaria-executiva do órgão.

Fonte: Pleno.News


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso