Detran realiza quase 2.400 atendimentos durante ‘Amazonas Presente’ em cidades do Alto Solimões

O quantitativo supera em 53,4% o número de ações realizadas na primeira edição, em Parintins, quando ocorreram 1.561 atendimentos.
01/09/2019 12h51 - Atualizado em 1/09/2019 12h51

Foto: Divulgação


Redação AM POST

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 2.396 atendimentos de serviço, educação de trânsito, fiscalização, aplicação de exames práticos e teóricos nas cidades da região do Alto Solimões, além de estudos para sinalização viária durante a segunda edição do “Amazonas Presente”, programa criado pelo governador Wilson Lima e lançado no mês de maio. O quantitativo supera em 53,4% o número de ações realizadas na primeira edição, em Parintins, quando ocorreram 1.561 atendimentos.

As atividades ocorreram nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte. De 26 a 30 de agosto, o Detran-AM realizou um mutirão em Tabatinga, onde foram ofertados serviços relacionados ao processo de licenciamento de veículo e habilitação, além do pagamento de débitos veiculares, por meio de empresa credenciada que parcela o pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes, chegando a cerca de 250 atendimentos.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que o “Amazonas Presente” é um importante programa do governo, que possibilita prestar serviços necessários à população do interior do estado. “O balanço é extremamente positivo e que denota um crescimento em relação à primeira etapa do Amazonas Presente. E o Detran, com esse novo formato, essa nova metodologia, essa nova proposta de instituição que também promove cidadania, tem sido fundamental nesse programa. A população tem dado feedback importante também. Tem gostado do atendimento”, destacou Sá.

Durante os dias de programação, a Gerência de Educação do Detran-AM realizou palestras educativas para 642 estudantes de seis escolas, sendo duas em cada cidade. Em Tabatinga, as ações ocorreram nas Escolas Municipais Tchuren e Professora Jociedes Andrade. Em Benjamin Constant, as atividades aconteceram nas Escolas Estaduais Raimundo Cunha e Imaculada Conceição. Em Ataláia do Norte, a programação foi realizada na Escola Estadual Piu Veiga e Escola Municipal Raimundo Galate.

Pagamento parcelado – Como resultado do “Amazonas Presente”, o Detran-AM instalou no Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) de Tabatinga o serviço de pagamento parcelado, via cartão de crédito, de débitos veiculares. A modalidade permite que débitos de veículos referentes ao serviço de licenciamento em atraso sejam quitados com cartão de crédito ou débito. O parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes, em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões.

O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) realizou ações de fiscalização com o foco na orientação e educação para o trânsito alcançando mais de 1.118 veículos. A fiscalização tem como objetivo o combate à alcoolemia e à adulteração de sinal identificador de veículo automotor, preservando a ordem e o bem-estar social no trânsito.

A Controladoria Regional de Trânsito (CRT) aplicou 329 exames de direção veicular e de legislação, além da palestra educativa “A Importância da Profissionalização do Mototaxista e o Programa de Capacitação de Profissionais do Trânsito” para 60 mototaxistas e formação de quatro em curso profissionalizante.

Sinalização viária – Seguindo a programação de ações dentro do programa “Amazonas Presente”, o Detran-AM fez um levantamento de dados de tráfego nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte. O objetivo é a elaboração de projetos de sinalização viária, vertical e horizontal para essas cidades. Os projetos serão entregues aos prefeitos desses municípios para que eles possam implementar a sinalização.

O enfermeiro Elzimar Almeida, 44, parabenizou a iniciativa da ação do Detran-AM realizada por meio do “Amazonas Presente”. “Desde a hora que eu cheguei aqui fui bem atendido. Um atendimento de qualidade e tudo que eu foi resolvido. Eu vim tirar o primeiro emplacamento da minha moto e consegui resolver, agora já está tudo resolvido. As pessoas me atenderam super bem e isso facilitou muito na hora de tirar as dúvidas e resolver o problema”, acrescentou.

* Com informações da Assessoria de Imprensa


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso