Josué Neto diz que concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao ministro Lewandowski foi por defesa a ZFM

O deputado explicou que foi uma forma de agradecimento ao ministro por ter defendido o modelo ZFM e garantido empregos para mais de 80 famílias das fábricas do distrito industrial.
21/09/2019 14h01 - Atualizado em 21/09/2019 18h19

Foto: Reprodução


Redação AM POST

O presidente da Assembleia Legislativa (Aleam), deputado Josué Neto, rebateu críticas que afirmou vir recebendo por ter dado em maio deste ano o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowisk. O parlamentar gravou vídeo em que explica que o magistrado é um defensor do modelo de desenvolvimento Zona Franca de Manaus e votou a favor dela no último dia 25 de abril, em processo que tentava barrar créditos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) às empresas de fora do Amazonas que comprassem produtos da ZFM.

Quando o julgamento estava em empate, com 4 votos contra o modelo ZFM, o ministro Lewandowski proferiu seu voto onde afirmou que “o modelo Zona Franca de Manaus é a mais bem sucedida estratégia de desenvolvimento regional e econômica já implantada no mundo”. Logo após o voto, os ministros Celso de Mello e Dias Tóffoli votaram dando placar de 6 a 4 votos em favor do modelo ZFM.

De acordo com Josué a entrega do Título de Cidadão do Amazonas foi uma forma de agradecimento ao ministro por ter defendido o modelo ZFM e garantido empregos para mais de 80 famílias das fábricas do distrito industrial.

“A nossa articulação e vontade de conceder esse titulo ao ministro Ricardo Lewandowisk foi de dizer: ‘muito obrigado ministro conte com a gente, o senhor esteve do nosso lado, esteve a favor da ZFM e do povo do Amazonas’. Todas as vezes que uma pessoa ajudar o nosso povo terá o meu reconhecimento e o meu carinho”, justificou.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso