Quatro deputados do AM assinam pedido de CPI da Lava Jato criado por parlamentar comunista

O objetivo é investigar, com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept, supostas arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos membros da Força Tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro.
14/09/2019 12h59 - Atualizado em 15/09/2019 14h08

Foto: Reprodução


Redação AM POST*

O pedido de CPI da Lava Jato, foi assinado por metade dos parlamentares da bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados e validado pela Mesa da casa nesta sexta-feira (13). O requerimento avaliou 175 das mais de 200 assinaturas obtidas pela oposição.

De acordo com o site Congresso em Foco os deputados federais do Amazonas que assinaram o pedido de CPI são: Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PL) e Sidney Leite (PSD).

O pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é para investigar, com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept, supostas arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos membros da Força Tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro.

A deputada comunista Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é autora do pedido que também tem sido chamado de CPI da Vaza Jato. Ela comemorou, portanto, a conferência da Mesa e lembrou que agora cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalar a comissão.

“Essa promiscuidade denunciada precisa ter uma resposta”, defendeu Jandira, dizendo que as pessoas têm perguntado o que vai ser feito diante disso.

Jandira lembrou ainda que, como determina o regimento, se for instalada, a CPI terá poderes de quebrar sigilo e de convocar qualquer pessoa para depor.

A base do governo, contudo, já vem se movimentando para tentar barrar. Alguns deputados já disseram até que o objetivo da CPI solicitada pela oposição é anular as condenações da Lava Jato. Presidente da bancada da bala, o Capitão Augusto (PP-SP) vem convocando os deputados aliados ao governo a tirar as assinaturas do pedido de CPI e disse que já conseguiu reverter sete das 175 assinaturas validadas pela Câmara nesta sexta. Caso a reversão se confirme, o pedido de CPI da Lava Jato não poderia avançar, pois ficaria com menos que as 171 assinaturas necessárias a um requerimento como este.

Veja aqui quem assinou a CPI da Lava Jato

*Com informações do Congresso em Foco


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso