05/06/2015 16h34 - Updated 5/06/2015 16h39

Comissão da ALE-AM debate criação de Reserva Extrativista em Apuí e Manicoré

Photo: disclosure
Photo: disclosure

A criação de uma Reserva Extrativista pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) englobando os municípios de Manicoré (distante 332km de Manaus) e Apuí (distante 453km da capital) com impacto na vida econômica de mais de 60 mil habitantes somente nesses municípios, é tema de reunião nesta terça-feira (5), 14h, the Plenary Ruy Araújo, Amazon in the Legislative Assembly (ALEA-AM), entre representantes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), da Comissão de Assuntos Municipais da ALE-AM e prefeitos, para explicar a proposta e quais os reflexos para os municípios no Sul do Amazonas.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Municipais (COMAM), Mr Soares Platiny (PV), é importante que o ICMBio apresente o projeto da Reserva Extrativista (Resex), com seu tamanho, coordenadas geográficas, estudo de impacto ambiental, econômico, social e geopolítico aos municípios abrangidos.

“É imprescindível que o Amazonas seja sempre vanguarda na preservação ambiental e resguarde aos seus habitantes a possibilidade crescer de forma sustentável sua economia, However, a criação de uma Resex deve ser bem analisada para que não provoque o efeito oposto aos moradores das localidades onde ela ficará”, comentou Platiny Soares.

Para debater o assunto em âmbito municipal a Prefeitura de Apuí criou em março uma Comissão Especial para dialogar com o ICMBio. In the days 28 e 29 de abril o ICMBio promoveu nos municípios de Manicoré e Apuí uma consulta pública para perguntar aos moradores se concordavam com a criação da reserva extrativista. Diante do impasse a COMAM foi oficialmente interpelada para participar o diálogo.

“Dentro da área prevista para a criação da reserva existem pequenos produtores rurais e agropecuários, além da extração de seixo que atende todo o estado, e a pesquisa de minas manganês para alimentar a produção de aço nacional. Precisamos promover esse debate e dirimir quaisquer duvidas sobre a viabilidade ou não dessa nova reserva”, afirmou o coordenador da COMAM, Júlio Cesar Correa.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505