22/06/2015 15h52 - Updated 22/06/2015 15h52

Encontro Manaus-Caiena discute as possibilidades da realização de estudos na Amazônia

Photo: disclosure
Photo: disclosure

Um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade da Guiana Francesa está em Manaus participando do I Encontro Manaus-Caiena, realizado no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), para discutir as possibilidades de realização de pesquisas clínicas em conjunto com pesquisadores da Fiocruz Amazônia e da Fundação de Medicina Tropical doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O encontro iniciou nesta segunda-feira (22/06) e segue até a tarde desta terça-feira (23/06), no Salão Canoas da Fiocruz Amazônia.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Marcus Vinícius Lacerda, dentre as pesquisas abordadas estão a importância do diagnóstico de histoplasmose, arboviroses emergentes em geral, como dengue, febre chikungunya e vírus zika, além da resistência da malária aos antimaláricos.
“A ideia do evento é aproximar os grupos e identificar possibilidade da realização de pesquisa clínica entre a Fiocruz Amazônia, a FMT e a Universidade da Guiana Francesa”, said Lacerda.

Ele informou que o grupo de pesquisa do Amazonas e da Guiana Francesa que estudo a resistência da malária aos antimaláricos já desenvolve um estudo em conjunto, com aporte financeiro do governo do Estado por meio do Programa de Cooperação Internacional GuyAmazon da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Nossa epidemiologia é muito parecida. A Guiana Francesa está dentro da Amazônia e nossas realidades são muito próximas, com possibilidades de colaboração”, disse o pesquisador da Fiocruz Amazônia.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505