Gastronomia é apaixonante e a profissão da vez

18/06/2015 09h42 - Updated 18/06/2015 09h45
Photo: Personal collection

Se voltarmos no tempo, uns 10 or 15 years, vemos uma profissão desconhecida e pouco valorizada, pelo menos aqui no Brasil. Passados esses anos, olhamos para uma profissão extremamente valorizada e posso dizer ainda, a profissão da vez. A quantidade de pessoas atrás de cursos e querendo se aperfeiçoar aumenta a cada dia. Infelizmente no nosso estado, ainda não temos cursos de muita expressão no cenário nacional. Falando um pouco da minha trajetória, meu primeiro contato com a cozinha foi em uma faculdade aqui em Manaus, já se passam sete anos desse primeiro contato. Cursei apenas o primeiro período nessa instituição quando surgiu à oportunidade de fazer um curso no sul do Brasil, em uma das melhores instituições Italianas do mundo, I believe, tenha sido uma boa escolha.

Os cursos de gastronomia, por estarem na moda, são extremamente caros e por conta disso se transformam em algo impossível para muitas pessoas. Mas a gastronomia está no sangue, e um bom cozinheiro não precisa necessariamente passar por qualquer escola ou curso que seja para ter sucesso profissional. Temos muitos cozinheiros que jamais passaram por uma escola de gastronomia e hoje comandam grandes cozinhas no nosso país e fora dele. Não estou dizendo que fazer um curso seja desnecessário, quite the opposite, pessoas que tem essa oportunidade já largam um pouco a frente, mas a melhor escola de todas é o dia-a-dia dentro de uma cozinha, ali é onde você realmente aprende a ser um cozinheiro.

Posso dizer com toda propriedade que é uma profissão apaixonante e se você tem vontade de entrar nessa vida, saiba que terá que abdicar de muitas coisas, enquanto outros se divertem, nós trabalhamos. Mas se isso é o que realmente faz você feliz, abrace com todas as forças. Como falei anteriormente, em nossa cidade não temos cursos de muita expressão nacional, mas mesmo assim são ótimos cursos e podem dar um bom pontapé inicial em sua carreira. Aliado ao curso arrume um estágio, mesmo que não ganhe nada por isso, pois é ali dentro de uma cozinha comercial que você vai aprender as coisas realmente importantes e que te trarão o sucesso em sua profissão. Se ainda tiver a oportunidade de ir pra fora da cidade ou do país, não pense duas vezes, estará largando na frente de muitos.

Se você ainda está na dúvida em começar ou não o curso, espero que esse texto tenha ajudado de alguma forma. Muito obrigado aos que me emprestam esses cinco minutinhos de leitura e até semana que vem.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505