Manaus will host debates focused on the study of birds

O evento reúne vários pesquisadores e cientistas do Brasil.
20/07/2015 12h12 - Updated 20/07/2015 12h12
Photo: Mario Oliveira / Semcom

Manaus recebe durante toda esta semana pesquisadores de 27 países no 22º Congresso Brasileiro de Ornitologia e 10º Congresso de Ornitologia Neotropical, que pela primeira vez acontece no Brasil. A cerimônia de abertura foi na noite deste domingo, 19, no Tropical Hotel, West zone, com o tema ‘Ornitologia e Sociedade’. A capital amazonense concentra uma grande variedade de pássaros e foi escolhida para a realização das atividades dos dois congressos.

A ornitologia é um ramo da ciência que estuda as aves. Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, Manaus firma-se mais uma vez no cenário internacional, sediando um evento de importância mundial para estudiosos da área. “Nós percebemos a importância da floresta em pé e a importância dos pássaros vivos, that is, eles vivem, a floresta vive. Que bom que nós estamos cada vez mais afirmados perante o mundo como uma sede para grandes eventos, como fomos para a Copa do Mundo e vamos ser para as Olimpíadas. But, since today (yesterday), teremos aqui um congresso que reúne os cientistas mais respeitados do mundo nesse ramo da ciência. Manaus os recebe de braços abertos”, said Mayor.

O Congresso de Ornitologia Neotropical já está em sua 10ª edição e pela primeira vez é realizado no Brasil, tendo Manaus como sede dos debates. second Arthur, a escolha só reforça o potencial que a cidade e o Estado têm em relação aos estudos voltados para esta área da ciência. “É aqui que está a maior variedade de pássaros, a parte mais densa da floresta tropical. É uma pena não ter acontecido antes no Brasil e que bom que agora aconteceu, melhor ainda por ter sido na nossa cidade”, comentou Arthur.

De acordo com o presidente do Congresso, Mario Cohn-Haft, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), participam do evento pesquisadores de mais de 25 countries, entre eles dos Estados Unidos, Australia, Siri Lanka, Venezuela e Argentina. Ele explicou que a intenção é estreitar os laços existentes entre a ciência de estudar aves e a sociedade em geral.

“É uma grande satisfação termos tantos ornitólogos aqui em Manaus. Enchemos o palco com mais de 500 people. Temos aqui ornitólogos de toda a América Latina e do mundo inteiro. Nós estamos no berço ornitológico do mundo. A maior diversidade de aves do planeta está aqui na Região Amazônica. Manaus é a maior cidade central na Amazônia e é com orgulho que trazemos esse Congresso para cá”.

Aberto desde domingo, o congresso acontece até a próxima sexta-feira, 24, com plenárias e aproximadamente cinco sessões de palestras diárias. On Wednesday, 22, serão realizadas discussões em campo, na qual os pesquisadores terão a oportunidade de conhecer a natureza da região de Manaus. "They, indeed, vão ver aves e não só falar sobre aves”, acrescentou o pesquisador.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505