03/08/2015 14h47 - Updated 3/08/2015 14h47

Concultura promove seminárioManaus em Debate” from Monday (3)

O evento ocorre em vários bairros da cidade
Photo: disclosure
Photo: disclosure

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) inicia esta segunda-feira, 3, mais uma etapa do seminário “Manaus em Debate”, que ocorre nos bairros da cidade. Realizado há três anos, the project, que tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Tourism and Events (Manauscult), proporciona a estudantes e à comunidade em geral, com intermédio de profissionais renomados, uma discussão de temas voltados à história e cidadania. Ao longo dessa semana, o seminário vai ocorrer na Aldeia do Conhecimento Profª Ruth Prestes Gonçalves, das 15h às 17h, with free admission.

O presidente do Concultura, Márcio Souza, explica que todos os palestrantes são especialistas na área e possuem um olhar crítico sobre a arte, cultura e urbanidade da cidade, além de contextualizar os temas com a história da região amazônica. “Queremos discutir Manaus, fazer as pessoas observarem o que está ocorrendo ao seu redor. E, apesar de ser dentro da escola, não é um evento só para estudantes: vão os pais, amigos e vizinhos durante a semana toda. Na última edição, tivemos uma plateia de 500 pessoas por dia”, said Souza.

Professor há 47 years, o poeta, músico e vice-presidente do Concultura, Celdo Braga, leva sua experiência de sala de aula aliada ao conhecimento artístico para o seminário. Ele é um dos palestrantes e apresentará uma temática voltada ao som e aos elementos amazônicos. “Qual a relação das pessoas de hoje com a sua cidade? Isso me pertence, isso se parece comigo? Antigamente era assim, como está hoje? Essa reflexão é que queremos provocar”, disse Celdo Braga.

O seminário ocorre durante cinco dias, cada dia com um tema e duas horas de duração. A abertura fica por conta de Celdo Braga, com o tema “Conexão poética e sonora com elementos da Amazônia”. Nos dois dias seguintes, a historiadora, jornalista e professora Etelvina Garcia apresenta “Manaus, da Colônia ao Império” e “Manaus, do Império à República”, respectively. No penúltimo dia de seminário, o professor e doutor em Engenharia de Transportes Geraldo Alves aborda o tema “Manaus, do encanto do bonde à dureza do mototáxi: sujeitos e suas ações”. On the last day, o “Manaus em Debate” conta com uma apresentação teatral e distribuição de uma revista em quadrinhos que conta a história de Manaus. “Ao final de cada exposição, há um bate-papo com a plateia para discutir o tema abordado”, reforça Márcio Souza.

No period 17 a 31 of August, o seminário “Manaus em debate” será realizado no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e, between 31 August and 4 of September, ocorrerá no Centro de Educação Integrada Profª Cinthia Régia Gomes.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505