28/08/2015 12h15 - Updated 28/08/2015 12h15

School Semed receives Ecoteca to encourage reading

Outras duas escolas municipais receberam o projeto.
Photo: Lton Santos
Photo: Lton Santos

Os alunos da Escola Municipal Poeta Mário de Miranda Quintana, localizada no bairro Cidade de Deus, in the north, ganharam um novo incentivo para se dedicar à leitura. Nesta semana foi inaugurada a Ecoteca, uma biblioteca ecológica construída com material reciclável que conta com um acervo de 500 books. Além desta, outras duas escolas da Secretaria Municipal de Educação (semed) também foram beneficiadas.

De acordo com a gestora da unidade, Máglice Bittencourt, o objetivo do projeto é estimular o prazer da leitura com atividades lúdicas, com teatro de fantoches. Ela destacou, still, que a Ecoteca é um projeto da Rede Educare em parceria com o Instituto 3M que selecionou três escolas da rede municipal de ensino para implantar as Ecotecas, conhecidas também como ‘Casinha da Leitura’.

“Esse projeto vai desenvolver, de forma prazerosa, o gosto dos alunos pela leitura. Já estamos montando um cronograma para ser trabalhado diariamente com todas as turmas pelo menos 30 minutos de leitura na ‘Casinha da Leitura’”, highlighted.

Segundo a gestora, a ideia é depois que catalogarem todos os títulos, abrir o empréstimo dos livros aos alunos para que eles levem para casa e depois tragam de volta, fazendo com que todos tenham acesso ao conhecimento.

Antes da chegada da Ecoteca, a professora Maria de Jesus já trabalhava o incentivo à leitura e à escrita por meio do projeto ‘Futuros Escritores’. Ela destacou que a chegada de um espaço com um acervo grande vai somar com o trabalho já realizado em sala de aula.

“Nosso projeto começa em março e vai até novembro. Nesse espaço de tempo os alunos pesquisam fábulas em livros e a partir das histórias criam seus próprios textos. Com a chegada da Ecoteca, a gente ganha o tempo que a gente perdia procurando livros que tivessem histórias que pudessem ser aproveitadas. Agora a escola terá seu próprio acervo”, celebrated.

O espaço foi aprovado pelos alunos que já tiveram a oportunidade de visitar a casinha que foi posicionada no pátio da escola. A aluna do 5º ano, Ana Maria da Silva Andrade, 12, contou que vai poder ler mais livros.

“Eu gosto de participar das atividades de escrita porque a gente desenvolve a leitura e a escrita e agora vamos ter mais livros para poder ler. Eu gosto de fábulas e já vi que tem muitas”, contou empolgada.

Ecoteca
De acordo com a Rede Educare, o projeto Ecoteca foi criado em 2007 como uma alternativa para levar a literatura a instituições públicas cuja área destinada à leitura é restrita ou inexistente. both, foi projetado como um espaço compacto e esteticamente atrativo.

Além da Escola Municipal Poeta Mário de Miranda Quintana, outras duas unidades da rede municipal receberam a Ecotecas. A Escola Municipal Vicente de Mendonça Júnior, localizada no bairro Grande Vitória, e a Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, na comunidade Nova Floresta, neighborhood Jorge Teixeira, ambas na zona Leste.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505