10/08/2015 12h04 - Updated 10/08/2015 12h04

Prefeitura forma mais 80 cuidadores de idosos

As aulas ocorreram durante quatro meses.
Photo: advisory
Photo: advisory

A primeira turma de 2015 do curso de Cuidador de IdosoCuidadosoterá sua solenidade de encerramento na quinta-feira, 13, at 18:30. A formatura será de 80 alunos e ocorrerá no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, bairro nossa Senhora das Graças, Centro-Sul.

Em sua sexta edição, o curso, promovido pela Prefeitura de Manaus, by Foundation Doctor Thomas (FDT), in partnership with the Municipal Public Service School and Inclusion socioeducational (Espi), foi oferecido com carga de 300 hours, and 200 de aulas teóricas e 100 práticas.

“A Fundação Doutor Thomas nos procurou e juntos reformatamos o curso que tinha uma carga horária menor. O curso é importante, pois a população idosa brasileira tem crescido substantivamente e a necessidade desse tipo de profissional cresce também”, disse a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.

As aulas ocorreram durante quatro meses e incluíram lições sobre higiene pessoal, primeiros-socorros, acidentes domésticos, citizenship, nutrition, nursing, prevenção de quedas, acompanhamento a visitas médicas, among other issues.

Emelita Monteiro, 40, uma das alunas do curso disse que agora está com grande expectativa para o futuro. “Quando eu comecei a fazer o curso eu queria me qualificar para entrar nesse mercado e hoje me sinto pronta. Aprendi coisas não só para cuidar de idosos, mas para a vida toda. Quero me tornar uma cuidadora exemplar e poder ajudá-los sempre. A vivência que eu tive com eles (os idosos) foi incrível. Aprendi muito e estou apaixonada. É preciso muito amor pra entrar para essa profissão”, said.

A coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu, afirmou que a solenidade visa não só certificar os novos profissionais, como também reconhecer o trabalho desempenhado pela equipe de professores e alunos.

”Estamos formando a sexta turma de cuidadores de idosos e todos nós estamos muito satisfeitos com o trabalho que realizamos durante este período, pois conseguimos atingir o nosso objetivo: formar profissionais qualificados que vão atuar no trato diário de idosos. Existe uma necessidade de formar cada vez mais profissionais nesta área. Sabemos que em 2020, o Brasil terá a sexta população com mais idosos do mundo. That is why, necessitamos capacitar cada vez mais profissionais preocupados com o universo destas pessoas”.

Além de certificados de conclusão de curso, os alunos passam a ter os seus dados disponíveis para que familiares de idosos possam buscar profissionais capacitados, de acordo com suas necessidades. A família pode pedir indicações à FDT, by telephone 3215-6007, do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEP).

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505