Amazonas terá sete novos aeroportos, diz ministro Padilha

Projetos contemplam Amaturá, Codajás, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Pauini and Uarini.
23/09/2015 08h45 - Updated 23/09/2015 08h52

O Amazonas deve ganhar sete novos aeroportos no interior do Estado. Esta foi a informação dada ao Senador Omar Aziz (PSD-AM) pelo Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, durante uma audiência pública no Senado Federal, no fim da manhã desta terça-feira (22). O ministro fez o anúncio após um firme questionamento de Omar Aziz no debate sobre a oferta de voos e o alto preço das passagens de avião na Região Norte do Brasil.

Os projetos apresentados por Omar Aziz contemplavam os municípios de Amaturá, Codajás, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Pauini and Uarini. De acordo com o Ministro, o município de Carauari também deve ter um novo aeroporto, que está em estudo de viabilidade técnica..
"In 2012, quando era o governador do Amazonas, preparei projetos para sete aeroportos no interior do Estado. A presidente Dilma Rousseff falou para eu procurar a Casa Civil porque o governo federal estava preparando um plano para os aeroportos regionais. Já faz três anos e o povo do meu Estado ainda sofre com este problema que é urgente”, criticou Omar Aziz.

“Os estudos apresentados pelo Senador Omar Aziz foram acolhidos e não vai se gastar contratando terceiros. Serão feitas pequenas adaptações, mas não será mais gasto o nosso dinheiro”, respondeu o Ministro.

Os projetos apresentados por Omar Aziz contemplavam os municípios de Amaturá, Codajás, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Pauini and Uarini. De acordo com Eliseu Padilha, todos estarão incluídos no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, sendo que apenas Nova Olinda do Norte, ao invés de ter um novo aeroporto construído, terá o seu reformado e ampliado.

“Precisamos salvar essas pessoas, dar o direito de ir e vir a elas. Direito este que o governo nos nega ao também não asfaltar a BR-319, para que o Amazonas possa ser ligado ao resto do Brasil”, said Omar Aziz.

Ainda segundo o Ministério da Secretaria de Aviação Civil, os municípios de Amaturá, Codajás, Jutaí, Maraã, Pauini e Uarini estão na fase inicial do projeto, na qual técnicos do Ministério estudam a topografia do local e definem o tamanho do aeroporto para atender a região. Já o aeroporto de Nova Olinda do Norte está na terceira etapa: aguardando a licença ambiental e o processo para a licitação.

“Vamos lutar pra homologar o maior número possível de aeroportos no Amazonas. Assim poderemos baixar o preço das passagens. currently, o governo do Estado subsidia o combustível, mas o dólar alto contribui para o encarecimento também porque a manutenção é feita fora do Brasil. Mas se o Ministro está confiante, eu tenho que confiar também. Já me coloquei à disposição para lutar”, finished Senator Amazon.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use