11/09/2015 16h32 - Updated 17/09/2015 23h17

In Manaus, companies increase collection of used tires

Acordo foi firmado na CMM e visa combater a frisagem de pneus.
Photo: Tiago Correa/CMM
Photo: Tiago Correa/CMM

Representantes das empresas de coleta de pneus inservíveis de Manaus assinaram uma ata de compromisso prometendo aperfeiçoar e aumentar o serviço na capital. A assinatura do documento foi feita durante uma reunião com dirigentes de órgãos fiscalizadores da administração pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), this Thursday, 10.

Segundo o presidente da Comissão, Councilman Everaldo Farias (PV), o documento é fruto dos entendimentos entre os participantes, após duas, das cinco reuniões que ainda devem ser realizadas pela Comissão, e que resultarão em um relatório a ser encaminhado para todos os órgãos e ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).
A medida tem como objetivo, de acordo com Everaldo Farias, envolver todos em uma grande articulação com fabricantes e importadores no sentido de implementar os procedimentos para aumentar a coleta dos pneus inservíveis na cidade de Manaus.

Uma das providências, a ser apresentada na próxima reunião será um relatório a ser apresentado pelas empresas que fazer a destinação final do produto. “Solicitamos um relatório para cruzar as informações com a empresa que faz o recolhimento de pneus inservíveis, contrata pela da Associação Nacional dos Fabricantes de Pneus (Anip)”, said Councilman.

irregularities
During the meeting, constatou-se que o grande problema na cidade é existência de quantidade muito grande de pneus sendo frisados e comercializados de forma irregular. “Essa irregularidade traz diversos perigos e pode provocar acidentes. Além do que as empresas que comercializam o produto têm a práticas de recolher os pneus na hora da troca e comercializar para as borracharias fazerem a revenda ao consumidor final, o que é uma prática ilegal”, said Councilman.

In this ocasion, foi pedido ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) o levantamento das empresas que comercializam pneus na cidade. At the same time, como informou o vereador, a Comissão estará mantendo contato com a Secretaria de Fazenda (Sefaz) para solicitar a quantidade de pneus comercializados em Manaus. “O intuito é cruzar informações e os números para identificar, em um relatório final, a quantidade de pneus que estão recebendo destinação final e qual a quantidade que vai para o comércio informal”, he said.

Problema grave
A frisagem ou a reutilização de pneus em Manaus é um problema considerado grave, como concordaram os participantes da reunião. Dados já divulgados pelo Ibama demonstram que menos de 2% têm destinação correta, that is, 98% têm destinação irregular. In Manaus, pelo menos três empresas tem autorização para recolher e incinerar pneus velhos; o produto pode passar até 500 anos para se decompor na natureza. “É papel da Comissão encarar e ajudar a resolver o problema”, explicou o presidente da Comissão do Meio Ambiente da CMM.

The meeting, still, o superintendente substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Geandro Guerreiro; o auditor fiscal da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef), Armando Cláudio Simões; o representante da Amazon Clean Serviços de Incineração, Carlos Maurício Maciel; da Ecomix – Montagem e Tratamento de Resíduos, Gonçalo Rodrigues; e a gerente comercial da Rio Limpo Industria e Comércio, Cláudia Scaine.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505