Population is present in Public Hearing which ended MP-AM's visit in Ipixuna

Os moradores mostraram esperança de melhorias na educação do município.
29/09/2015 11h23 - Updated 30/09/2015 14h29
Photo: MP-AM

Membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) encerraram, this week, a visita do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) ao Município de Ipixuna. The public hearing, liderada pela Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do MPF no Amazonas, Bruna Menezes da Silva e pelo Promotor de Justiça Iranilson Ribeiro, da Comarca de Ipixuna.

A audiência teve participação massiva da população, fortalecendo a expectativa de melhoria da educação no Município. "More of 800 pessoas participaram da audiência e nossa expectativa é mudar a educação no município no prazo de seis meses”, destacou o membro do MP-AM.

Gestores da área de Educação, teachers, technical, alunos e a comunidade em geral participaram do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal. As reclamações foram registradas e devem subsidiar a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais junto aos órgãos competentes. Antes da audiência, os membros dos órgãos ministeriais fizeram várias visitas às escolas públicas da sede de Ipixuna e da Zona Rural.

Dentre as irregularidades verificadas nas visitas, o Doutor Iransilon Ribeiro destacou a situação da Escola Móvel, que foi entregue recentemente e estava com goteiras, que em dias de chuva acabam prejudicando os alunos que não conseguem assistir aulas. “A SEDUC (Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino) já ficou de entrar em contato com as empresas cobrando explicações sobre essas irregularidades, e espero um retorno imediato porque não há condições de crianças estudarem em um ambiente desse tipo”, informou o Promotor de Justiça.

A partir das visitas e da Audiência Pública, MPF e MP-AM fizeram uma série de recomendações aos gestores, no sentido de modificar a realidade encontrada. O MPEduc deve voltar ao município no prazo de seis meses, a fim de verificar o cumprimento das recomendações feitas às escolas e outros órgãos para a melhoria do ensino em Ipixuna, e até adotar outras medidas caso sejam necessárias.

Source: MP-AM


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505