popular tribune discusses public policies to bicycle use in Manaus

A proposta foi autoria da vereadora Terezinha Ruiz.
01/09/2015 10h34 - Updated 1/09/2015 10h34
Photo: Edilânea Souza / Advisory

The Municipality of Manaus (CMM), held on the morning of Tuesday (1), popular gallery, which aims to address public policies to the use of the bicycle as means of transport, bem como os desafios enfrentados pelos ciclistas no trânsito de Manaus. A propositura é de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (THE) e contará com a participação de Paulo Aguiar, coordenador do Movimento Pedala Manaus.

According to the parliamentary, o município vem demonstrando interesse em ampliar essa modalidade com a construção de novas ciclofaixas. “Estamos avançando para à inclusão da bicicleta como um meio de transporte em nossa cidade, no que diz respeito a ampliação das ciclofaixas, mas é necessário também que a população se conscientize a respeitar as leis de trânsito, priorizando à vida”, ressalta Ruiz.

currently, a cidade possui uma ciclovia no Boulevard, with 2,3 kilometers long, além de uma ciclofaixa de 3 quilômetros na Avenida Nathan Xavier Albuquerque, in the north. E o município pretende ampliar mais 20 quilômetros de ciclovias nas Zonas Sul, West and South Central.

A parlamentar destaca ainda, as experiências de outras cidades brasileiras quanto ao uso das bicicletas. “Durante a realização do IV Fórum de Bicicletas podemos conhecer iniciativas que vem mudando a realidade do trânsito em outras capitais, como em Curitiba, onde ciclistas e o Detran, formularam uma cartilha que trata da legislação de trânsito para circulação de bicicletas e conseguiram ainda incluir na prova objetiva para a primeira habilitação, três questões relacionadas ao tema”, destaca Ruiz.

Ciclovias e Ciclofaixas
As Ciclovias são espaços separados através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo para o tráfego de bicicletas. Já as Ciclofaixas não são separadas fisicamente e é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. Ela é mais indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada.


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