Councilman wants availability of nursing technicians in municipal day care

A proposta é uma indicação à Semed.
08/09/2015 11h13 - Updated 8/09/2015 11h13
Photo: Cleomir Santos / Semed

As creches da cidade Manaus poderão dispor da presença de um técnico de enfermagem em cada uma das suas unidades, caso atendida a Indicação nº 0782/2015 encaminhada à Secretaria Municipal de Educação (semed). De autoria do vereador Everaldo Farias, o documento foi protocolado na última quarta-feira (2), the Municipality of Manaus (CMM).

A indicação é destinada às 12 creches in Manaus, sendo quatro conveniadas e oito próprias, que atendem mais de 3,2 mil crianças com idade de 1 a 5 years, período em que são vulneráveis a doenças e sujeitas a intercorrências como engasgos e tombos, o que torna a presença de um profissional de saúde indispensável para o socorro imediato das crianças que frequentam as unidades de ensino, alerta Everaldo.

“As creches têm a finalidade não só de educar, mas de cuidar, considerando a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do ser humano. A presença de crianças que vivem em situação de risco, porque elas são mais frágeis, torna a presença do profissional de saúde muito importante para que se possa avaliar o desenvolvimento e a presença de problemas nos alunos mais carentes”, justificou o vereador.

According to the parliamentary, as oito creches municipais possuem em sua estrutura minianfiteatro, comfort station, solarium, recreation area, laundry and dining, carecendo de local para atendimento médico. Apesar de algumas unidades contarem com técnicos de enfermagem, a medida ainda não é cumprida em todas as creches municipais.

Quadro funcional
“Sabemos que cada sede conta com cerca de 30 profissionais entre professores, social workers, lactaristas e pedagogos. however, a integração de um profissional de saúde ao quadro de funcionários nestas creches é fundamental, pois ele atuará na prevenção, detecção e auxílio no encaminhamento ao tratamento de doenças infectocontagiosas, que dificilmente seriam percebidas pelos professores e auxiliares”, salientou Everaldo.

Segundo a Semed, a expectativa para este ano é entregar 19 creches tipo B, as quais serão instaladas nos bairros Zumbi: Comunidade João Paulo; Jorge Teixeira; Cologne Antonio Aleixo; e Japiim. Segundo o vereador Everaldo Farias, todas as creches que serão construídas também deverão atender à indicação, caso aprovada na Casa Legislativa. “É uma questão de saúde mas, Above all, de segurança da vida destes pequenos”, highlighted.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use