29/10/2015 12h21 - Updated 29/10/2015 12h21

Cemitérios entram na reta final dos preparativos para o Dia dos Finados

A operação limpeza conta com efetivo de 200 funcionários da Semulsp.
Photo: Altemar Alcântar/Semcom
Photo: Altemar Alcântar/Semcom

A Prefeitura de Manaus está finalizando a preparação dos cemitérios da cidade para o Dia dos Finados (02 from November). Além das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), outras estruturas do município estão trabalhando nesses espaços para receber os cerca de 500 mil visitantes que estão sendo esperados para a data.

Os trabalhos se concentram, in the last days, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, in Tarumã district, o maior da cidade. Além dos serviços de capinação, limpeza das quadras, varrição e jardinagem, a Prefeitura de Manaus viabilizou serviço de tapa-buracos na área asfaltada do local, com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A operação de recapeamento mobiliza 20 funcionários e deve alcançar todas as vias do cemitério.

A operação de limpeza, account, this week, com efetivo de 200 funcionários da Semulsp. “A ideia é finalizar a limpeza no cemitério Aparecida, mas ainda vamos voltar aos demais para reforçar o trabalho, que já foi feito nas últimas semanas”, explicou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

No Dia dos Finados, a Semulsp mobilizará 100 funcionários divididos nos seis cemitérios urbanos de Manaus para fazer a manutenção da limpeza durante o evento. Após o encerramento do dia, others 400 trabalhadores serão mobilizados para a limpeza geral no terceiro turno dos cemitérios. “Vamos ter limpeza também ao final do evento, após período de visitação dos locais. Os cemitérios funcionarão em horário diferenciado neste dia, mas ao fechar as portas, as equipes entrarão para que os locais estejam limpos já no dia seguinte”, assegurou Rebouças.

A expectativa da Semulsp é a de que os cemitérios registrem movimentação média de 500 mil pessoas no Dia de Finados, mas a operação conjunta da Prefeitura já começou esta semana, com a atuação de alguns órgãos na orientação e organização dos locais.

Para melhor atender a população, além da Semulsp, outras estruturas da prefeitura estão presentes nos preparativos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está em operação tapa-buracos no cemitério Nossa Senhora Aparecida e ainda vai fornecer areia para a contenção de incêndios, que podem surgir da queima de velas nos cruzeiros, além da montagem de palcos para a realização das missas.

Já a Fundação Municipal de Cultura, Tourism and Events (Manauscult) participa com os equipamentos de som para a Missa Campal do cemitério São João Batista. A Secretaria Municipal do Trabalho, entrepreneurship, Supply, Fairs and Markets (Semtef) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio ambulante nos arredores dos cemitérios, uma vez que é comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas no Dia de Finados.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, assegurou que a Prefeitura não vai proibir que os ambulantes trabalhem no Dia de Finados. “Com o apoio e orientação da Semtef, devemos apenas organizar o comércio informal para que não haja nenhum tumulto”, secured.

Além das secretarias, o trabalho conta também com o apoio do Gabinete Militar (Municipal Guarda); Municipal Health (Sems), com a disponibilização de ambulância e equipe médica de plantão do Samu; the Municipal Institute of Engineering and Inspection Traffic (Manaustrans), atuando na organização da entrada e saída de veículos; e com as presenças do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Orientação e prevenção
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) já iniciou, this week, sua participação no evento de Finados. On Tuesday, 27, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) começaram uma série de visitações aos cemitérios para abordagem de orientação aos ambulantes e visitantes. O objetivo é evitar que crianças atuando na venda de produtos nos locais.

Agentes de orientação da coleta seletiva da Semulsp também começam, this Wednesday, 28, o trabalho de conscientização nos cemitérios locais.

Organization
Para organizar o comércio ambulante que se forma no entorno dos cemitérios na ocasião, a Semtef vai intensificar a fiscalização em dois períodos, with 15 servidores volantes no domingo, 1Th November, and on Monday, Dia de Finados. Os cemitérios também terão monitoramento de 150 agentes do Corpo de Bombeiros e unidades de resgate.

Para a movimentação da população, a SMTU deve aumentar a frota de ônibus do transporte coletivo e disponibilizar 30 fiscais para monitorar a região da avenida do Turismo e mais dois fiscais para atender a área do boulevard Álvaro Maia.

Programming
Cinco cemitérios da cidade estarão com missas e programação especial ao longo do Dia dos Finados: São João Batista, na avenida Álvaro Maia; Santa Helena, in São Raimundo; San Francisco, Morro da Liberdade; Nossa Senhora da Piedade, na AM-010, e Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo.
As atividades começarão às 7h e seguirão em muitos espaços até às 18h, como no São João Batista, onde haverá missa campal, dirigida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Confira os horários:
CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA:
07 h – Seminário São José
08 h – Paróquia São José Operário
09 h – Paróquia São Sebastião
10 h – Paróquia Nossa Sra. Aparecida
18 h – CampalParóquia Nossa Senhora de NazaréArcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani

CEMITÉRIO SANTA HELENA:
Missas (Padre Alcione de Queiroz Maia)
7 h – 1ª Missa
8 h – Louvor/Oração
9 h – 2ª Missa
10 h – Louvor/Oração
11 h – 3ª Missa
12 h – Louvor/Oração
15 h – 4ª Missa
16 h – Louvor/Oração
18 h – 5ª Missa

CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO:

7h – Paróquia Coração Imaculado de Maria – Morro da LiberdadePe. Marino Nerys de Almeida;
9h – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Educandos – Pe. José Amarildo Luciano;
10h30 – Paróquia Consoladora dos Aflitos – Betânia – Pe. Marcus Vinicius;
16h30 – Área Missionária do Menino Jesus – Pe. Alexsandro;
18h – Paróquia de São Lázaro – Pe. Agildo Alves.

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE:
08h – (Pe Roberto Bovolentada Comunidade de Santo Antônio, área missionária de Santa Helena)

CEMITÉRIO SANTO ALBERTO:
8h e 16h30 – (Pe. John)

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505