30/10/2015 09h18 - Updated 30/10/2015 09h18

STF files investigation against Anastasia in Lava Jato

O ex- governador de Minas Gerais havia sido citado como destinatário de propina.
Photo: Jornal Hoje em Dia / Folhapress
Photo: Jornal Hoje em Dia / Folhapress

The minister Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira o arquivamento, por falta de provas, do inquérito contra o senador Antonio Anastasia (PSDB), ex-governador de Minas Gerais, in Operation Lava Jato.

Anastasia havia sido citado como destinatário de propina pelo agente da Polícia Federal Jayme Alves de Oliveira Filho, O “Jayme Careca”, espécie de auxiliar no esquema de distribuição de dinheiro ilícito do doleiro Alberto Youssef. Segundo Careca, que só apontou o suposto beneficiário do dinheiro após ser confrontado com uma foto de Anastasia, o tucano recebeu 1 milhão de reais em 2010 em uma casa de Belo Horizonte. In season, Youssef teria dito que o destinatário era o tucano, candidato à reeleição ao governo mineiro. In sequence, however, o doleiro negou ter enviado propina a Anastasia.

Na avaliação do Ministério Público, os indícios que motivaram a abertura do inquérito contra o tucano não se confirmaram. The Federal Police, However, defendia a continuidade das investigações porque afirmava que informações de uma cidadã comum enviadas ao gabinete pessoal da Presidência da República, in January, poderiam esclarecer as suspeitas de propina enviadas ao parlamentar. A denunciante já tinha trabalhado na secretaria de Planejamento do governo mineiro, ainda na gestão tucana, encerrada em 2014.

in the complaint, a autora descrevia uma residência na qual um dos mensageiros do doleiro Alberto Youssef teria efetuado um pagamento em dinheiro a um políticoa PF investigava se o destinatário seria Anastasia. O local seria o mesmo onde o ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira, o Careca, teria entregado dinheiro para uma pessoaparecidacom o ex-governador tucano.

The minister Teori Zavascki, However, acolheu a manifestação do Ministério Público, que afirmava não haver provas contra o senador, e determinou o arquivamento do inquérito.

O arquivamento da investigação contra Anastasia exclui o PSDB do grupo de partidos com parlamentares investigados na Lava Jato, ao menos entre as apurações conhecidas atualmente. Há pedidos de investigação feitos pela equipe do procurador-geral, Rodrigo Janot, com base em delações recentes, como a do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, mas permanecem sob segredo de Justiça no Supremo e aguardam decisão do ministro Teori Zavascki.

Source: veja.com

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505