19/10/2015 15h26 - Updated 19/10/2015 15h26

Popular Tribune discusses health and safety in schools

A propositura foi do vereador Walfran Torres e teve objetivo discutir a importância da lei federal.
Photo: James Correa (CMM)
Photo: James Correa (CMM)

Earlier on Monday (19), foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma Tribuna Popular para discutir sobre a Lei nº 12.645/2012, que trata sobre Saúde e Segurança nas Escolas. A tribuna foi uma propositura do vereador Walfran Torres (PTC) e teve como objetivo discutir a importância da lei federal, em especial nas escolas da capital amazonense.

A tribuna teve como palestrante a professora Alijoane Rocha, que trouxe à Casa relatos sobre a realidade e as necessidades das escolas municipais de Manaus. Segunda a professora, por ser uma lei relativamente nova, ainda não é do conhecimento da maioria das escolas e sistemas de educação, mas continua sendo de suma importância para professores e alunos, para que os mesmos adquiram conscientização preventiva já durante seu período escolar.

“Como coordenadora do Grupo Social Educa+vidas e idealizadora do Projeto Social: Técnicas Preventivas da Saúde e Segurança do Trabalho Escolar, realizamos há cinco anos ações preventivas em escolas, buscando o apoio para a inserção permanente dessas ações no calendário da Semed e Seduc, mesmo antes da lei existir, porque assim como aquele Técnico em Segurança do Trabalho do Rio de Janeiro, também vejo uma realidade preocupante na saúde dos professores de nossa região”, he stressed.

Alijoane Brandão relatou, still, what, apesar de ter apresentado uma proposta rica em informações para os atendimentos nas especialidades em que esse profissional mais têm carência, ainda encontra algumas barreiras junto às instituições de ensino. “A data do dia 10 de outubro tem concorrência com outras datas comemorativas, como Dia das Crianças e dos Professores, e isso dificulta que os profissionais que trabalham nas escolas recebam atendimentos especializados com psicólogos, physiotherapists, audiologists, massoterapeutas, nutritionists, assistentes sociais e médicos do trabalho”, He lamented.

Mesmo não fazendo parte da bancada da Educação na CMM, o vereador Walfran Torres, resolveu trazer esse a assunto a discussão por entender que o tema ‘Segurança na Escolar’ é de suma importância para os professores, alunos e profissionais de modo geral nas escolas. “Nós que tratamos de temas múltiplos plurais também precisamos nos deter e nos quedar ao tema educação, que nós possamos lutar a cada dia para propiciar esse ambiente que forneça tanto segurança quanto saúde para todos os atores envolvidos no processo da educação. Educação é um assunto de grande importância e eu quero aqui fazer uma homenagem aos profissionais professores com quem convivo diariamente aqui nesta Casa, é em homenagem a vocês que abraço esta causa”, declarou o parlamentar se referindo aos vereadores e professores, Therezinha Ruiz (THE), Professor Samuel (PHS), Professor Bibiano (PT) e Professora Jaqueline (PHS).

Os vereadores Mário Frota (PSDB), Professor Bibiano, Pliny Valerius (PSDB) e Elias Emanuel (PSDB) também se pronunciaram sobre o assunto e falaram da importância de levar mais a sério a segurança de todos os profissionais das escolas, sejam municipais ou estaduais.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505