27/11/2015 13h42 - Updated 27/11/2015 13h42

Deputado quer laudo sobre situação das barragens da Mineração Taboca

Ele vai solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral um levantamento técnico.
Photo: OF-AM
Photo: OF-AM

The deputy Luiz Castro (NETWORK) He said on Thursday (26) que vai solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) um levantamento técnico da situação das barragens da empresa Mineração Taboca, que explora cassiterita na Vila do Pitinga, in Presidente Figueiredo. Ele participou da cessão de tempo que discutiu a questão das barragens no Amazonas.

Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Castro defendeu que o DNPM junto com o governo do Estado realizem uma inspeção às barragens. “Precisamos de um laudo técnico sobre a estrutura das barragens, principalmente as de rejeitos da exploração de cassiterita, que contém elementos tóxicos”, He stressed.

Diante da diretora executiva do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, o deputado Luiz Castro observou que o órgão não possui em seus quadros engenheiros que possam fazer uma avaliação da situação das barragens. “Por sua vez, a mineradora afirma que não há risco, mas precisamos de um relatório que aponte a real situação das barragens, porque em Mariana, a mineradora Samarco afirmava a mesma coisa, até ocorrer esse que é um dos maiores desastres ambientais do país”, destacou o deputado.

That is why, ele considera importante que o DNPM faça um levantamento técnico isento, a fim de identificar se há risco de vazamentos que possam causar prejuízos às comunidades próximas e ao meio ambiente da região. A Cessão de Tempo foi solicitada pelo presidente da Casa Legislativa, Joshua Neto (PSD), que propôs uma visita à Vila do Pitinga para verificar a situação das barragens, localizadas nos rios Uatumã e Alalau.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505