26/11/2015 17h15 - Updated 26/11/2015 17h15

Manaus vai ganhar mais de dez mil novas mudas

Mudas serão plantadas nas principais ruas da cidade em 2016.
Photo: Arlesson Sicsú / Without with
Photo: Arlesson Sicsú / Without with

Já conhecida como a capital da Floresta Amazônica, Manaus vai se tornar ainda mais verde com o plantio de mais de dez mil mudas nas principais avenidas da cidade em 2016. O novo projeto de arborização foi apresentado ao prefeito Arthur Virgílio Neto, this Thursday, 26, pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Itamar de Oliveira Mar, durante reunião no Parque Municipal do Mindu, Central South zone of the capital.

“Será o ano da arborização”, said Mayor, explicando que, além do plantio, a prefeitura irá promover uma ampla campanha de sensibilização para que a população também participe do processo e contribua para tornar Manaus uma cidade ainda mais bonita e agradável.

“O verde embeleza a cidade, contribui com as questões ambientais, tornando o clima mais agradável e ainda desperta o espírito de cidadania”, completed Arthur Neto.

The project, que ainda não teve o nome definido, será lançado já no próximo mês de dezembro. O local escolhido foi a bola da Cidade Nova, que fica próxima da entrada do núcleo 8, in the north. A ação será continuada durante os seis primeiros meses de 2016, época que corresponde ao período chuvoso na capital e bastante propício para o desenvolvimento das mudas.

De acordo com o secretário Itamar Mar, um estudo foi realizado pela equipe técnica da Semmas, mapeando todas as demandas por plantas de cada zona da cidade. “Após esse levantamento, chegamos ao número de 10.135 exemplares. É importante destacar que grande parte dessa demanda é por reposição, that is, teremos que fazer o replantio de locais que foram danificados pela própria população. That is why, queremos total apoio dos moradores para evitar o vandalismo”, scored.

Entre as espécies que serão utilizadas para o plantio estão: Pau Pretinho, Pata de Vaca, Jutaraina, Andiroba, Seringueira, Ipê e outras espécies ornamentais.

Viveiro

Ainda segundo Itamar de Oliveira Mar, no ano que vem também será iniciado o projeto para criação de um novo viveiro de mudas em Manaus, que ficará localizado no próprio Parque do Mindu. resources, da ordem dos U$ 200 one thousand, serão repassados por meio de uma parceria com o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
“A terceira fase do programa contempla a Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta, onde está localizado o nosso Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, por isso temos esse aporte junto ao Prosamim que será utilizado para criação do viveiro”, he explained.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505