27/11/2015 13h48 - Updated 27/11/2015 13h48

Novenário terá distribuição de mudas para estimular uma cidade mais verde

O tradicional novenário acontece no próximo domingo, 29.
Photo: Altemar Alcantara/Semcom
Photo: Altemar Alcantara/Semcom

O tradicional novenário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que será aberto oficialmente no próximo domingo, 29, 7:30 am, na Catedral Metropolitana de Manaus, com missa celebrada pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, contará com um ingrediente extra: mudas de plantas ornamentais e frutíferas serão distribuídas aos fiéis para incentivá-los a participar do grande movimento em favor de uma cidade mais verde, encampado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com participação da sociedade civil.

Approximately 300 mudas de plantas produzidas pelo Programa Manaus Verde e Viva estarão disponíveis para doação ao público. “A prefeitura vem realizando um trabalho intenso de distribuição de mudas, em toda a cidade, por acreditar que o envolvimento da população é fundamental para ampliar os índices de arborização. Com o apoio de movimentos sociais, acreditamos que poderemos promover o incremento da cobertura vegetal da nossa área urbana, seja nas áreas públicas seja nos quintais das residências”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

January 2013 a setembro deste ano, a Semmas já distribuiu 283,5 mil mudas em todas as zonas da cidade, como parte da estratégia do Programa Manaus Verde e Viva. Thereby, é possível intensificar o plantio de espécies, principalmente frutíferas e ornamentais. As espécies arbóreas são destinadas à arborização urbana, com plantio em canteiros centrais, passeios públicos, praças e logradouros públicos. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal instalado, provisionally, em área cedida pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL

A celebração de abertura do novenário de Nossa Senhora da Conceiçção será voltada a temas ambientais defendidos pelo Papa Francisco na Enciclica Laudato Laudato Si, aproveitando que nesse mesmo dia haverá a Mobilização Mundial pelo Clima, que tem por objetivo pressionar os líderes mundiais a adotar medidas mais ambiciosas no combate ao aumento da temperatura global.

A mobilização acontece dias antes da 21ª Conferência Pelo Clima (COP21), em Paris, que pretende costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e, in consequence, limitando o aumento da temperatura global em 2 graus Celsius até 2100.

The Mayor of Manaus, Arthur Virgilio Neto, já aderiu ao Compacto de Prefeitos, a maior coalização global de líderes locais comprometidos em reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), com projetos e programas voltados a esse fim.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505