26/11/2015 13h02 - Updated 26/11/2015 13h02

Program that connects municipalities Internet will have new phase from April 2016

A interligação é feita por meio de cabos subaquáticos.
Photo: Joel Arthus/Secom
Photo: Joel Arthus/Secom

A Infovia do Solimões, um novo trecho do programa Amazônia Conectada, que interliga os municípios do Amazonas com uma rede de internet via cabos subfluviais, deverá inaugurar em abril do ano que vem. A previsão foi feita pelo coordenador do programa, general do Exército Decílio Sales, on the morning of Thursday, day 26 from November, durante o 1º Workshop Internacional do Programa Amazônia Conectada, evento que contou com a participação do vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), in Manaus Center.

A infovia Solimões vai fazer a interligação Coari-Tefé-Tabatinga e será a primeira fase de implantação da rede de cabos de quase 7,5 mil quilômetros de extensão que, até a sua conclusão, vai interligar todos os municípios do Amazonas. The project, with completion scheduled in three years, é executado pelo Exército em parceria com Governo do Amazonas, through Amazon Data Processing Company (Sell), Institute of Amazonas Environmental Protection (Ipaam) and University of the State of Amazonas (UEA), and the Ministry of Defence, Telebrás, Eletrobrás e Ibama, among others.

Ao ressaltar que o projeto piloto do programa Amazônia Conectada, inaugurado em abril deste ano, a Infovia Coaria-Manaus, já vem demonstrando a viabilidade de interligação via cabos subaquáticos, Henrique Oliveira destacou a grandiosidade e a potencialidade do programa que, according to him, será um divisor de águas em relação às políticas públicas que levam cidadania às populações ribeirinhas. “Já foi demonstrado que esse canal de comunicação pode ser explorado até 12 vezes mais, com a possibilidade de levarmos, além da internet, programas de telessaúde, telemedicina e o ensino universitário, além da energia elétrica”, He noted.

O vice-governador ainda destacou que o projeto, além de aproveitar a comunicação natural da região que são os rios por meio das infovias, pode aprimorar e baratear os custos de programas governamentais, como o de Telemedicina e Educação à Distância e beneficiar, além das sedes dos municípios, as comunidades. “São nessas comunidades que estes benefícios da cidadania precisam chegar. Já existe um esforço muito grande dos governos em levar essa cidadania aos ribeirinhos, mas isso precisa e vai melhorar”, secured.

The Amazon Connected program involves the construction of a telecommunications infrastructure, by launching a network of fiber optic cables in the bed of the Rio Negro, Solimões, Madeira, Juruá and Purus, through which services are provided with high capacity and availability, as Internet, telemedicine, Telehealth, Distance learning, among others, for indigenous and riverine population, schools, military organizations and government agencies.

The cables will follow the course of rivers creating a route and Back Bone (central trunk) from which the services will be made available to schools, hospitals, government agencies and military organizations. O projeto já tem uma fase experimental ou projeto piloto em funcionamento, o MetroMao, formando um anel que interliga os municípios da Região Metropolitana, usando a rota do Gasoduto Coari-Manaus para trazer a rede de fibra ótica. Uma outra alternativa que vem sendo trabalhada é a criação de uma rota seguindo o linhão de Tucuruí.

De acordo com o general Decílio Sales, que apresentou os primeiros resultados do projeto para estudantes, professores e militares, durante o Workshop, o programa usará alta tecnologia e os cabos ainda podem levar energia elétrica evitando danos à floresta. “Temos alta tecnologia empregada para atender as população e fazer a conexão da Amazônia com o mundo.”, disse o general.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505