30/12/2015 15h34 - Updated 30/12/2015 15h34

Governo paga 72,4 bilhões de reais por pedaladas fiscais

As chamadas pedaladas foram usadas como motivo para abertura do processo de impeachment .
Photo: REUTERS / Ueslei Marcelino

O Ministério da Fazenda informou nesta quarta-feira que 72,4 bilhões de reais foram pagos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ao Banco do Brasil e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

O valor corresponde ao pagamento das chamadas “tax pedaling” — o atraso de repasses aos bancos públicos para a cobertura de benefícios sociais, as the Bolsa Família.

De acordo com a Fazenda, near 56 bilhões de reais estão sendo quitados nesta última semana do ano. O restante já foi pago de janeiro a novembro. Todos os recursos têm como origem a conta única do Tesouro Nacional.

Since the beginning of the week, o governo dava sinais de que não fecharia o ano sem o pagamento dasobrigaçõescom os bancos públicos. Com esse ato, a expectativa do Planalto é que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff seja esvaziado, uma vez que as “pedaling” são um dos principais argumentos do pedido de afastamento da presidente.

O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) said, yesterday, que os pagamentos não interferem no processo, que voltará a ser discutido em fevereiro de 2016, logo após o fim do recesso parlamentar.

In October this year, the Federal Audit Court (TCU) rejeitou, unanimously, as contas do primeiro mandato de Dilma Rousseff por conta das “pedaling” feitas até 2014. In this ocasion, the rapporteur of the case, Augusto Nardes, said that “a falta de contigenciamento adequado afetou não só o fim do ano de 2014 como todo o ano de 2015”. O parecer deve ser votado no próximo ano no Congresso.

Source: Exame.com

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505