01/12/2015 10h26 - Updated 1/12/2015 10h26

Presidente do PT vai pedir expulsão de Delcídio

Uma decisão deve ocorrer em reunião que acontecerá na sexta-feira, 4.
Photo: Ueslei Marcelino / Reuters
Photo: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou no último sábado que vai pedir a expulsão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na última semana acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a fala foi proferida em reunião com integrantes da corrente do PT Articulação de Esquerda.

Segundo dirigentes petistas, há certa resistência da bancada petista na Câmara e no Senado em excluir dos seus quadros o ex-líder do governo Dilma Rousseff. Mas já existe um consenso de que maioria votará pelo afastamento de Delcídio. Uma decisão deve sair da reunião da Executiva Nacional do Partido, que está marcada para acontecer nesta sexta-feira em São Paulo. “As correntes de esquerda em conjunto com o presidente do PT vão pedir a expulsão”, disse o secretário nacional de formação, Carlos Henrique Árabe, da corrente petista Mensagem ao Partido.

Além de deliberar sobre o futuro de Delcídio, a direção do PT vai analisar se apoia outros casos em evidência, como a cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a substituição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Vamos votar ‘Fora Cunhae ‘Fora Levy’. Se estes temas não estiverem na pauta (da executiva) nós vamos incluir”.

In this Monday, Falcão publicou um texto no qual escreveu que Delcídio traiu o partido e o governo. Last week, quando o senador foi preso, ele já havia dito, in a statement, que o senador não merecia a solidariedade da legenda. Alguns senadores petistas reagiram contra a nota.

Além da Mensagem e da Articulação de Esquerda, o diretório estadual do PT do Rio Grande do Sul e o presidente do diretório estadual, Emídio de Souza, já se manifestaram a favor da expulsão do parlamentar.

Source: Veja.com

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505