15/12/2015 10h17 - Updated 15/12/2015 10h18

Emenda à LOA garante recursos para as ‘Carretas do Bem Estar Animal’

A proposta prevê a alocação de R$ 200 mil do Fundo Municipal de Saúde.
Photo: Márcio James / Semcom
Photo: Márcio James / Semcom

Com o objetivo de dar continuidade e ampliar o atendimento móvel a animais da cidade, President of the Environment Commission of the Manaus City Hall (CMM), Everaldo Farias (PV), apresentou a Emenda 261/2015 ao Projeto de Lei n 310/2015, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, a qual foi aprovada pela Casa Legislativa. A proposta prevê a alocação de R$ 200 mil do Fundo Municipal de Saúde pelo Programa ‘Reforma e Ampliação na Vigilância Epidemiológica e Ambiental’ para utilização da verba no serviço da ‘Carreta do Bem Estar Animal’, in the South Zone of Manaus.

“Esse projeto foi idealizado por nós e estamos preocupados com a continuidade dele no ano que vem, diante da crise que afeta todo o Brasil. Pensando nisso que decidimos garantir os recursos para a manutenção e ampliação desse serviço que tem ajudado muitas famílias com os cuidados de seus animais”, declarou o vereador Everaldo.

Nos primeiros quatro meses de operação este ano, as Unidades Móveis do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as chamadas ‘Carretas dos Animais’, atenderam 3.422 animals, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). A iniciativa da prefeitura atendeu a Indicação 1.313/2013, de Everaldo.

A carreta oferece serviços de implantação de microchips de identificação dos animais, vacinação antirrábica e castração aos pets das famílias residentes nos bairros Jorge Teixeira 1, East zone, e Cidade Nova, situado na Zona Norte de Manaus. Everaldo é presidente da Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia na CMM e apontou os números como surpreendentes, as, em quatro meses, os atendimentos representam mais da metade de intervenções realizadas durante todo o ano de 2014.

“Nosso objetivo era ampliar em 50% o número de castrações realizadas, passing 30 for 45 procedimentos diários. Fortunately, conseguimos esse feito e levamos saúde e tranquilidade às famílias que cuidam desses animais. Esse é um mecanismo que reflete na saúde pública, isso é o mais importante”, apontou o parlamentar.

Ainda atendendo à proposta do vereador, as Unidades Móveis são equipadas com diversidade de instrumentos para uso veterinário, como instrumentos cirúrgicos, máquina de tosa, balança, computador e impressora. O parlamentar também destacou que as ações em prol da saúde dos animais de Manaus continuam na CMM.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505